logo

Bahiagás assina primeiros contratos com a TAG para receber gás natural privado na Bahia

Bahiagás assina primeiros contratos com a TAG para receber gás natural privado na Bahia

Volume total de saída será de 1,3 milhão de m³/dia para atender mercados da distribuidora da Bahia até dezembro

A Bahiagás e a TAG assinaram os primeiros contratos de transporte de gás natural entre uma transportadora e uma distribuidora de gás no país, informou a TAG nesta sexta-feira (3/5).

“Os acordos visam atender ao suprimento de gás no estado e reforçam os avanços recentes no mercado de gás no país”, diz a TAG.

O serviço de transporte faz parte da contratação de gás natural pela Bahiagás de supridores privados, sem envolvimento da Petrobras.

São contratos com volume total de saída de 1,3 milhão de m³/dia, com vigências de 9 de maio a 31 de dezembro, para chegada de gás natural da Galp e PetroRecôncavo ao mercado da Bahia.

Com a abertura de capacidade e entrada de novos agentes, a TAG fechou de 2021 para cá 32 contratos com seis grupos econômicos — totalizando cerca de 20% da capacidade contratada na malha da transportadora.

“O acordo firmado com a Bahiagás está alinhado à melhor utilização do modelo de contratação de transporte por entrada e saída, garantindo a otimização do portfólio da distribuidora e maior liquidez para a contratação da molécula do gás em favor de seus clientes”, afirma o diretor comercial e regulatório da TAG, Ovidio Quintana.

Novos contratos da Bahiagás

A Bahiagás passou a receber, em 2022, gás natural de novos supridores. Os contratos com as empresas Shell, Galp e Equinor, vencedoras de chamada pública, passaram a vigorar a partir do início do ano.

Em paralelo, como resultado de negociações bilaterais, foram firmados contratos com a PetroReconcavo e com a Origem Energia.

Além delas, a Petrobras, que já atuava como supridora da Bahiagás, firmou um novo contrato para fornecimento a partir de janeiro. A estatal foi classificada entre as vencedoras da seleção após a desistência da Compass — que estava entre as selecionadas.

FONTE: EP BR

Compartilhar:




Comentários:

Colunistas