O Nordeste Está Aqui!

InícioEsportesCBF pode reconhecer mais 3 títulos brasileiros do Nordeste

CBF pode reconhecer mais 3 títulos brasileiros do Nordeste

A movimentação nos bastidores do futebol nordestino está agitada! Ao mesmo tempo, os gigantes da região, Sport, Ceará e Fortaleza, estão se unindo às federações pernambucana e cearense neste objetivo ambicioso. Reconhecer o Torneio Norte-Nordeste como título nacional junto à Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Desse modo, o Sport passaria a ter três títulos nacionais. Enquanto isso, Fortaleza e Ceará conquistariam o primeiro.

Essa iniciativa ocorre pela recorrência nos últimos 14 anos de competições sendo reconhecidas como edições do Campeonato Brasileiro pela própria CBF. Esse fato tem sido um estímulo para os clubes nordestinos buscarem o merecido reconhecimento para o Torneio Norte-Nordeste.

- Continua depois da publicidade -

O Torneio Norte-Nordeste e seu Contexto Histórico

A princípio, para entender a importância desse torneio, é preciso voltar no tempo. Em 1968, diante da falta de representatividade dos times nordestinos e nortistas nas competições nacionais, a Confederação Brasileira de Desportos (CBD) criou o Torneio Norte-Nordeste, juntamente com o Torneio Centro-Sul.

Esses torneios tinham como principal objetivo preencher o calendário esportivo após os estaduais e definir quem seria o representante brasileiro na Copa Libertadores. O Sport Recife foi o vencedor da primeira edição em 1968, seguido pela dupla cearense Ceará e Fortaleza nas edições subsequentes.

Em 1971, surgiu o Campeonato Nacional de Clubes, marcando o nascimento oficial do que conhecemos hoje como Campeonato Brasileiro.

LEIA TAMBÉM:
Carnaval de São Paulo tem o Nordeste no tema; saiba mais
Estado do Nordeste dispara exportação de frutas em quase 40%
Por que Fevereiro é a cara do Nordeste?
Nordeste tem 2 cidades entre as mais acolhedoras do Brasil

Clubes do Nordeste em Busca de Reconhecimento

Após a CBF reconhecer os títulos do Robertão e da Taça Brasil como edições do Campeonato Brasileiro, os clubes nordestinos veem a possibilidade de também ter o Torneio Norte-Nordeste reconhecido como uma competição nacional.

Para isso, uma reunião entre representantes dos clubes e das federações está prevista para acontecer em Recife. Documentos, áudios de gols, fotos das taças expostas nas sedes dos clubes e outros arquivos serão enviados à CBF para ajudar na validação dos títulos.

LEIA TAMBÉM:
Maior Carnaval do interior do Nordeste terá atrações de peso
Privatização dos Espigões da Orla de Fortaleza promete impulsionar o Turismo
Porto do Itaqui no Maranhão vira hub logístico

José Barreto Filho, presidente do Conselho Deliberativo do Ceará, em declaração à rádio O Povo CBN, expressou confiança na possibilidade de unificação na CBF, afirmando que “não seria difícil” essa conquista.

Siga-nos no Instagram @portalne9!
Participe do nosso grupo no Telegram!
Participe do nosso grupo no WhatsApp!

RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

- PUBLICIDADE -

Concursos e Empregos

Conheça a nordestina que vai disputar o Miss Universo Itália

Aos 13 anos, Glelany Cavalcante deixou Feira de Santana, a segunda maior cidade da Bahia, e mudou-se para Brasília para morar com o pai....