O Nordeste pode ganhar uma ferrovia para ligar todo o litoral da região. Essa nova proposta está em discussão e promete transformar o turismo e o transporte no Nordeste brasileiro. A princípio, a iniciativa está batizada de Transnordestina Turística. O projeto visa conectar Teresina (PI) a Salvador (BA), passando pelo Delta do Parnaíba e por diversos destinos litorâneos da região.
Como é o projeto da Transnordestina Turística?
A proposta foi revelada pelo governador do Ceará, Elmano de Freitas, em entrevista ao Diário do Nordeste. De acordo com ele, o trem de passageiros tem o potencial de fortalecer o turismo em toda a região, promovendo integração entre os estados e oferecendo uma alternativa de transporte sustentável e atrativa.
“Todo mundo ganha, e você passaria a trabalhar o turismo não só no Ceará e na Bahia, mas sim o turismo no Nordeste brasileiro. Então seria um baita ganho para todos”, afirmou o governador.
Contudo, o projeto ainda depende de estudos de viabilidade econômica, incluindo a análise da demanda e o custo elevado do investimento.
Alternativas em Estudo
Outra possibilidade levantada é o uso da atual ferrovia Transnordestina, originalmente destinada ao transporte de cargas. Elmano sugere a adição de vagões de passageiros aos comboios de carga, aproveitando a infraestrutura já existente.
Porém, desafios como a baixa velocidade do trem de carga (máxima de 80 km/h) e a necessidade de paradas frequentes podem limitar a eficiência para passageiros.
Situação Atual da Transnordestina
Atualmente, as obras da ferrovia Transnordestina estão 62% concluídas, com orçamento de R$ 15 bilhões e previsão de entrega em 2027. Apesar disso, o projeto não recebeu recursos governamentais em 2024.
Impactos e Benefícios do Projeto
Aspecto | Impacto Esperado |
---|---|
Turismo Regional | Ampliação do fluxo turístico entre os estados do Nordeste. |
Integração Econômica | Conexão de cidades estratégicas, promovendo o desenvolvimento econômico regional. |
Sustentabilidade | Redução do impacto ambiental em comparação com transporte rodoviário ou aéreo. |
Acessibilidade | Opção de transporte mais inclusiva e econômica para moradores e turistas. |
Próximos Passos
O sucesso do projeto dependerá de um esforço conjunto entre os estados nordestinos, o Governo Federal e investidores privados. Estudos de viabilidade devem definir se a ferrovia será construída do zero ou adaptada a partir da estrutura existente da Transnordestina.
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Embora o Ministério de Transportes ainda não tenha se pronunciado, a proposta já desperta expectativas positivas entre governantes e a população.
Aguardemos os desdobramentos para saber se a “Transnordestina Turística” sairá do papel, unindo história, economia e inovação em uma das regiões mais ricas culturalmente do Brasil.
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Conheça alguns Passeios de Trem pelo Brasil que são Experiências Imperdíveis
Maria Fumaça da Serra Gaúcha (RS)
Rota: Bento Gonçalves a Carlos Barbosa
Este famoso passeio percorre 23 km, atravessando o Vale dos Vinhedos. A viagem a bordo da locomotiva a vapor é uma imersão na cultura italiana da região, com degustações de vinhos e apresentações artísticas de música, teatro e dança ao longo do trajeto. Ideal para quem visita Gramado, Canela ou Bento Gonçalves.
Maria Fumaça de Campinas (SP)
Rota: Campinas a Jaguariúna
Em meio às paisagens do interior paulista, este passeio de 45 km resgata o período áureo do café. Durante o percurso, monitores compartilham histórias sobre a ferrovia do século XIX, enquanto os passageiros apreciam vistas de fazendas, áreas preservadas e pontes sobre os rios Atibaia e Jaguari.
Trem da Vale (MG)
Rota: Ouro Preto a Mariana
O trajeto de 18 km conecta duas cidades históricas mineiras, em uma viagem de cerca de uma hora. O trem passa por túneis, cachoeiras e paisagens deslumbrantes, proporcionando uma volta ao Brasil colonial e à época da exploração do ouro.
Trem do Corcovado (RJ)
Rota: Cosme Velho ao Cristo Redentor
Em um percurso de 20 minutos, o trem sobe a centenária Estrada de Ferro do Corcovado, alcançando 710 metros de altitude. A viagem oferece uma vista incrível do Parque Nacional da Tijuca e termina em um dos ícones turísticos mais famosos do país: o Cristo Redentor.
Expresso Turístico da CPTM (SP)
Rota: São Paulo a Paranapiacaba, Mogi das Cruzes ou Jundiaí
Os confortáveis vagões dos anos 60 levam os passageiros em viagens históricas. O destino mais popular é Paranapiacaba, uma antiga vila inglesa na Serra do Mar, que ainda preserva sua arquitetura e atmosfera britânica, especialmente sob a tradicional neblina.
Locomotiva do Forró (PB)
Rota: Campina Grande a Galante
Durante os festejos juninos, esta viagem é uma verdadeira celebração. Com trios de forró em todos os vagões, o trajeto de 1h30 é uma festa ambulante. Em Galante, os passageiros aproveitam ainda mais as festividades típicas do São João nordestino.
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