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Conheça a canoa centenária usada por Lampião

As Canoas de Tolda representaram um marco econômico para o Rio São Francisco, conectando o sertão à foz.

Com construções artesanais, elas navegavam a favor dos ventos e transportavam diversos produtos, como alimentos e combustível.

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Contudo, a construção de barragens e hidrelétricas, junto à transposição do rio e ao crescimento do transporte rodoviário, trouxe profundas mudanças, praticamente extinguindo essas embarcações.

A Canoa Luzitânia e o Patrimônio Cultural em Risco

A princípio, a Luzitânia é a única canoa de tolda remanescente e sobrevive como um ícone da tradição naval brasileira.

Canoas de Tolda
Canoas de Tolda foto reprodução

No entanto, após naufragar em 2022, ela se encontra sob a guarda do IPHAN na cidade de Traipu (AL), em condição precária. O patrimônio cultural enfrenta um dilema, com a degradação avançada do casco e uma falta de cronograma para sua restauração.

CaracterísticaDetalhes
NomeCanoa Luzitânia
TipoCanoa de tolda (canoa sergipana)
ConstruçãoMadeira, fabricada por artesãos locais
PropósitoTransporte de cargas no Rio São Francisco
Data de ConstruçãoAcredita-se ser de 1925
TombamentoPrimeiro barco brasileiro tombado pelo IPHAN em 2012
Proprietária AtualSociedade Socioambiental do Baixo São Francisco – Canoa de Tolda
Situação AtualNaufragada desde 2022, com risco de desaparecimento

Ações e Dificuldades Enfrentadas pela Sociedade Canoa de Tolda

  • Denúncia e Solicitação: A Sociedade Canoa de Tolda apresentou ofícios ao Ministério da Cultura e ao Conselho Consultivo do IPHAN, solicitando uma intervenção urgente para evitar a perda irreparável da Luzitânia.
  • Compromissos Não Cumpridos: Em audiência pública em 2024, o IPHAN se comprometeu a transferir a canoa para Penedo (AL), onde a Universidade Federal de Alagoas (UFAL) preparou um estaleiro para a restauração. No entanto, o prazo de 90 dias para o translado não foi cumprido.

Conservação e Restauração

AspectoSituação Atual
Relatório de CondiçãoO casco está danificado, com sinais de degradação e exposição às intempéries.
Materiais NecessáriosListas de materiais e subsídios já foram enviadas ao IPHAN.
Plano de RestauraçãoO trabalho no estaleiro da UFAL deve durar de 10 a 12 meses após o translado.
Verba AlocadaR$ 500 mil do IPHAN, destinados ao estaleiro em Penedo.

Importância Cultural e Perspectiva Futuras

A Luzitânia não é apenas uma embarcação; é um testemunho vivo das práticas e conhecimentos tradicionais da navegação no Brasil, especialmente na região do São Francisco.

Canoas decTolda
Canoas de Tolda FOTO REPRODUÇÃO

A preservação dessa canoa é vista como fundamental para que futuras gerações compreendam e valorizem essa tradição naval, assim como para incentivar estudos e construções de embarcações sustentáveis.

Projeto e Impacto Esperado em Penedo

ObjetivoDetalhes
Criação de Núcleo de Tecnologias AquáticasDesenvolver tecnologias aquáticas e embarcações tradicionais sustentáveis.
Museu e Exposição ItineranteUtilizar a Luzitânia em eventos e navegações festivas no São Francisco, promovendo o patrimônio local.

 

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Desafios na Preservação Naval Brasileira

O cenário atual reflete a falta de valorização do patrimônio naval no Brasil, onde embarcações tradicionais têm importância cultural equivalente a gôndolas venezianas e barcos rabelos portugueses.

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Outras embarcações tradicionais, como as jangadas e saveiros, também estão em risco, apontando a necessidade de políticas de preservação.

Esforços de Preservação e Valorização

Ao mesmo tempo, o IPHAN, em parceria com a UFAL, continua buscando alternativas para transportar a Luzitânia e garantir sua preservação.

Enquanto isso, a Sociedade Canoa de Tolda e especialistas no patrimônio naval brasileiro ressaltam a importância de ações concretas para resgatar e proteger essas embarcações que representam a história e o conhecimento náutico do país.

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REDAÇÃO com Portal Planeta

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