19 / 06 / 2024

O Nordeste Está Aqui!

InícioEconomiaNordeste vive expansão na produção de açúcar e etanol

Nordeste vive expansão na produção de açúcar e etanol

A safra de cana-de-açúcar é uma atividade crucial para a economia do Norte e do Nordeste do Brasil. As condições climáticas favoráveis e a expertise dos produtores contribuem para a produção significativa de açúcar e etanol na região.

Dados da Safra de Cana-de-açúcar 2023/24 no Norte e Nordeste

  • Produção Total: O processamento da safra de cana-de-açúcar 2023/24 atingiu 55,24 milhões de toneladas até 29 de fevereiro, representando um aumento de 4,7% em comparação com o mesmo período da safra anterior (2022/23), segundo informações divulgadas pela Associação de Produtores de Açúcar, Etanol e Bioenergia (NovaBio).
  • Conclusão da Safra: Aproximadamente 87% da safra já está concluída na região Norte e Nordeste.
  • Produção de Açúcar: A produção de açúcar no acumulado da safra foi de 3,22 milhões de toneladas, refletindo um aumento de 12,4% em comparação com o mesmo período do ciclo anterior, que registrou 2,87 milhões de toneladas.
  • Produção de Etanol: A produção de etanol, considerando anidro e hidratado, cresceu 0,7%, totalizando 2,08 bilhões de litros, em comparação com os 2,06 bilhões de litros registrados no ano anterior.
    • Etanol Hidratado: Houve um notável crescimento de 12,3% na produção de etanol hidratado, alcançando a marca de 1,05 bilhão de litros.
    • Etanol Anidro: No entanto, a produção de etanol anidro diminuiu em 8,9%, atingindo 1,02 bilhão de litros.
  • Estoque de Etanol: O estoque físico de etanol estava em 286,5 milhões de litros em 29 de fevereiro, registrando uma queda de 17,13% em comparação com o mesmo período da safra anterior.

Esses números refletem não apenas a importância da safra de cana-de-açúcar para a economia regional, mas também indicam tendências significativas na produção de açúcar e etanol, destacando desafios e oportunidades para os produtores e a indústria.

- Continua depois da publicidade -
PRODUÇÃO CANA PARAIBA
PRODUÇÃO CANA PARAIBA foto Divulgação

LEIA TAMBÉM:
Ranking revela estados que mais geram empregos no Nordeste
IBGE: estados do Nordeste lideram altas no setor de Serviços
Rio Grande do Norte tem o maior fluxo turístico dos últimos 7 anos
Sergipe sai na frente e lança programação do São João

Em Pernambuco, a atual safra vai resultar numa maior produção de açúcar nesta safra.

De acordo com dados recentes do Sindicato da Indústria do Açúcar e do Álcool de Pernambuco (Sindaçúcar-PE), a safra atual da cana-de-açúcar, que se estende até meados de abril, é prevista para atingir um total de 14 milhões de toneladas no estado. Esta estimativa engloba toda a cana processada até o final de fevereiro deste ano.

Até o final de fevereiro, aproximadamente 12,091 milhões de toneladas de cana-de-açúcar foram processadas. Ao mesmo tempo, isso resulta na produção de 936 mil toneladas de açúcar e 250 milhões de litros de etanol. Se a previsão de colheita de 14 milhões de toneladas se confirmar, a produção de açúcar deverá atingir 1,1 milhão de toneladas, enquanto a produção de etanol deve oscilar entre 340 milhões e 360 milhões de litros.

LEIA TAMBÉM:
A Pedra do Reino: Mistério no Sertão inspirou Ariano Suassuna
Pernambucana é a primeira do país a obter registro intersexo; entenda
Governo Federal vai ajudar oito cidades do Nordeste; entenda

Na safra anterior (2022/2023), foram processadas 14,3 milhões de toneladas de cana-de-açúcar, conforme relatado pelo Sindaçúcar-PE. Essa moagem resultou na produção de 995 mil toneladas de açúcar e 363 milhões de litros de etanol. As projeções para a safra atual (23/24) apontam para uma produção de açúcar semelhante. Dessa forma, a expectativa é de uma produção de etanol em linha com a safra anterior (22/23).

Siga-nos no Instagram @portalne9!
Participe do nosso grupo no Telegram!
Participe do nosso grupo no WhatsApp!

RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

- PUBLICIDADE -

Concursos e Empregos

Projeto vai preservar manuscritos de José Américo de Almeida

Documentos manuscritos do renomado escritor e ex-ministro José Américo de Almeida estão sendo digitalizados por uma equipe de pesquisadores da Fundação Casa de José...