20 / 04 / 2024

O Nordeste Está Aqui!

É hora da retomada

Organização e planejamento mudam tudo. Na @soeparaiba, quando nos vimos diante de um período de isolamento social rígido em 2020 e com as vendas estagnadas, a gente também perdeu o equilíbrio. Mas foi logo em março que resolvemos investir nessas duas frentes, acreditando que jardim florido é jardim que, antes, foi semeado e cuidado.

Usamos nosso tempo disponível nos preparando para a retomada. Investimos em capacitação, colocamos tudo na nuvem, digitalizamos nossos principais processos. Esse foi o primeiro passo. Aderir ao Google Drive foi fundamental para assegurar que todo nosso conteúdo estaria organizado em pastas nomeadas e numeradas, seguro e acessível tanto para mim quanto para Ellyka, a qualquer tempo, em qualquer lugar.

- Continua depois da publicidade -

Foi aí que percebemos que nossos registros financeiros também precisavam de método e, então, partimos para estudar gestão administrativa e financeira para pequenos negócios. Dois cursos EAD rápidos e já tínhamos modelos de Excel para usar e novas metodologias de registro – vale ressaltar que foi muito bom alinhar o conhecimento entre nós duas, as sócias, porque ambas precisavam dominar esse tema, concorda?

Com a “casa arrumada”, atuamos para expandir os canais de aproximação com o cliente. Em agosto de 2020, lançamos a loja online da Soé – e passamos a enviar para todo Brasil – e, em outubro do mesmo ano, firmamos parcerias com lojas colaborativas. E, então, voltamos a crescer.

Depois de seis meses de vendas pingadas, em 2021, a Soé encontrou força na venda pelo Whatsapp, dedicando tempo e atenção às clientes, no pagamento facilitado e ligeiro pelo PIX – isento de tarifas, pelo menos, até agora – e no marketing digital. Esse processo repercutiu numa alta de 127% no nosso faturamento no primeiro semestre de 2021, em relação ao mesmo período de 2020.

Parte da alta está relacionada ao lançamento da Coleção Sertão, que trouxe quatro novos produtos para o mercado.

Tudo foi produzido de casa (inclusive o ensaio fotográfico) em virtude das restrições sanitárias impostas pela pandemia. O segundo semestre de 2021 foi um divisor de águas para a Soé. Após um ciclo de capacitação e mentorias com a Power, entendemos que era preciso nos associarmos a outros segmentos para chegar a novos públicos.

Assim nasceram as collabs com as marcas “Mocinha Retrô” e “Parahyba Threads”. Em outubro do mesmo ano, lançamos a Coleção Parahyba Retrô em homenagem a três emblemáticos hotéis de João Pessoa: Hotel Globo, Parahyba Palace e Hotel Tambaú.

Este ano celebramos o retorno das feiras de economia criativa. São em eventos como este que a Soé mostra todo seu potencial. Tanto que a meta de novas clientes foi alcançada em maio – sete meses antes do prazo final, que era dezembro. No último dia 31 de maio, a Soé completou três anos no mercado. Um feito importante para um micro negócio que comercializa produtos de conexão cultural. E seguimos potentes! Acreditando que a retomada finalmente chegou!

– Ellyka Gomes e Maria Livia Cunha são jornalistas e criadoras da marca paraibana Soé.

Instagram

@ellykagomes
@marialiviacunha
@soeparaiba

Siga-nos no Instagram @portalne9!
Participe do nosso grupo no Telegram!
Participe do nosso grupo no WhatsApp!

RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

- PUBLICIDADE -

Concursos e Empregos

Dois estados do Nordeste no Top 10 de residências equipadas com energia solar no Brasil

De acordo com informações compiladas pela Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) revelam que o...