O Nordeste Está Aqui!

InícioCotidianoEstado do Nordeste ganha Delegacia para combater tráfico de armas

Estado do Nordeste ganha Delegacia para combater tráfico de armas

Em uma ação para fortalecer a segurança pública no estado, o Governo da Paraíba anunciou a criação da Delegacia Especializada de Combate à Circulação e Comercialização Ilegal de Armas de Fogo, Munições e Explosivos – DESARME. O decreto foi publicado no Diário Oficial do Estado desta quarta-feira (24).

A princípio, a iniciativa faz parte de uma série de medidas estratégicas para modernizar e intensificar o combate ao tráfico de armas e explosivos em todo o Estado.

- Continua depois da publicidade -

Foco no Combate à Criminalidade

A criação da DESARME atende a uma demanda urgente por ações mais coordenadas e especializadas no enfrentamento ao comércio ilegal de armas, munições e explosivos. Ao mesmo tempo, o objetivo é desarticular quadrilhas e prevenir crimes violentos, como homicídios e assaltos.

A nova delegacia é fruto da integração entre as diretrizes do Estatuto do Desarmamento (Lei nº 10.826/2003) e as políticas estaduais de segurança pública, conforme o Plano Estratégico da Polícia Civil da Paraíba para o período 2024-2026.

Estrutura e Operacionalização

A regulamentação da nova delegacia será estabelecida pelo Delegado-Geral da Polícia Civil da Paraíba, que definirá as atribuições, organização e funcionamento da DESARME.

A previsão é de que a unidade atue em todo o estado, com foco em áreas mais vulneráveis ao comércio ilegal de armamentos e explosivos.

A delegacia vai operar em alinhamento com as demais unidades da Polícia Civil e com as forças de segurança estaduais e federais. Ao mesmo tempo, fazendo estratégia de integração territorial das regiões e distritos de segurança pública.

Dessa forma, promovendo uma resposta rápida e eficiente às demandas da população.

Impacto na Segurança Pública

A criação da DESARME insere-se em um contexto de modernização da Polícia Civil. Além disso, amplia as capacidades operacionais das forças de segurança do estado.

A nova delegacia será um marco na repressão ao tráfico de armas, contribuindo significativamente para a redução da criminalidade violenta na Paraíba.

De acordo com especialistas, a circulação ilegal de armas é um dos principais fatores que alimentam a violência urbana, e a presença de uma delegacia especializada trará maior eficiência na repressão a esse tipo de crime, aumentando a sensação de segurança entre os cidadãos.

Tabela: Estrutura da Delegacia DESARME

AspectoDetalhes
Nome da DelegaciaDelegacia Especializada de Combate à Circulação e Comercialização Ilegal de Armas de Fogo, Munições e Explosivos (DESARME)
Data de Criação23 de outubro de 2024
Fundamento LegalDecreto baseado na Lei nº 10.826/2003 (Estatuto do Desarmamento) e Lei Complementar nº 111/2012
ObjetivoRepressão ao tráfico e comércio ilegal de armas, munições e explosivos
RegulamentaçãoDelegado-Geral da Polícia Civil será responsável pela regulamentação e operacionalização
Ações PrevistasInvestigações especializadas, operações integradas, atuação coordenada com forças de segurança estaduais e federais
Impacto EsperadoRedução da criminalidade violenta, fortalecimento da segurança pública, prevenção de crimes relacionados ao uso ilegal de armas e explosivos

LEIA TAMBÉM
Estado do Nordeste precisa de 393 mil profissionais qualificados na indústria
Descubra onde está o m² mais valorizado do Nordeste para 2025

Com a implementação da DESARME, o governo da Paraíba reforça seu compromisso com a segurança pública, mirando na repressão ao tráfico de armas e munições, uma das principais causas da violência.

A nova delegacia é uma peça-chave para fortalecer a infraestrutura de segurança no estado. Desse modo, integrando ações preventivas e repressivas no combate ao crime organizado.

LEIA TAMBÉM:
Descubra por que os estados do Nordeste são os campeões de inscritos no Enem
Estado do Nordeste precisa de 393 mil profissionais qualificados na indústria
Bahia vai ganhar nova Biorefinaria de etanol</a

Siga-nos no Instagram @portalne9!
Participe do nosso grupo no Telegram!
Participe do nosso grupo no WhatsApp!

RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

- PUBLICIDADE -

Concursos e Empregos