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Estado do Nordeste vira referência internacional em educação e dispara em qualidade de vida

Os estados do Nordeste têm se destacado e liderado avaliações da educação brasileira nos últimos anos. Os estados de Pernambuco e do Ceará são os que mais aparecem no topo dos indicadores. O Ceará alcançou o primeiro lugar no Nordeste no Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDH-M) no ranking das Unidades Federativas (26 estados e o Distrito Federal) do anos de 2021.

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O Ceará também é referência internacional em alfabetização e ensino fundamental. Pernambuco lidera a proporção de alunos do ensino médio em escolas de educação integral. A região também tem bons resultados no Enem e no Ioeb.

Dentre as três dimensões que compõem o Índice – Renda, Longevidade e Educação o Estado registrou o segundo maior valor do IDH-M quando o assunto é a rede de ensino. E mais, a partir de 2020 essa dimensão anotou um índice superior ao IDHM global, evidenciando uma melhor performance da Educação em relação à média das três dimensões.

As boas notícias estão no Ipece/Informe (Nº 230 – julho/2023) – O IDH-M Ceará: 2012 a 2021, que acaba de ser publicado pela Diretoria de Estudos Sociais (Disoc) e Gerência de Estatística, Geografia e Informações (Gegin), do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), órgão vinculado à Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) do Governo do Estado. O trabalho tem como autores Cleyber Medeiros, analista de Políticas Públicas, e Raquel Sales, assessora técnica, e colaboração de Jáder Ribeiro Lima.

De acordo com Cleyber Medeiros, em 2012 o Ceará ocupava a 15ª colocação no ranking entre os estados, passando para a 12ª em 2021. “Avaliando apenas os estados do Nordeste, o Ceará, tanto em 2012 quanto em 2021, ocupou a 1ª posição, demonstrando que o Estado, em sua região, teve as melhores condições de desenvolvimento humano de sua população, relacionadas, sobretudo, à renda, à educação e à longevidade”, observa.

Ele explica que, entre 2012 e 2021, os Estados que apresentaram os maiores crescimentos relativos foram, na sua maioria, os que detinham baixos índices em anos anteriores. “Não obstante, a análise do crescimento relativo, torna-se importante para avaliar se os estados que estavam em pior situação em anos anteriores conseguiram evoluir. Nesse sentido, merece destaque Alagoas, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí e Pernambuco, que registraram as maiores taxas de crescimento relativo no intervalo 2012/2021”.

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Como é feita a análise de IDH?

Ao analisar o IDH-M e seus subíndices (Educação, Renda e Longevidade), Cleyber Medeiros informa ser possível constatar um crescimento do Índice no Ceará desde 2012 (atingiu 0,701) até 2020 (0,755), quando passou a ocorrer uma diminuição do valor do índice em 2021 (0,734). O mesmo aconteceu nas dimensões da Longevidade e da Renda, enquanto a dimensão da Educação teve crescimento até 2020, mas manteve-se estável entre 2020 (0,766) e 2021 (0,766).

O Analista de Políticas Públicas ressalta que a dimensão da Renda possui o menor valor do IDH-M durante toda a série estudada, enquanto a Longevidade tem o maior índice. Por sua vez, a dimensão da Educação registrou o segundo maior valor do IDH-M, destacando-se que, a partir do ano de 2020, essa dimensão anotou um índice superior ao IDH-M global, “evidenciando uma melhor performance da dimensão da Educação em relação à média das três dimensões”.

A tabela abaixo mostra um pouco da evolução dos estados do Nordeste na educação.

 

EstadoProporção de alunos do ensino médio em escolas de educação integralNúmero de escolas entre as 100 melhores do país no Ideb 2021 (anos iniciais)Ioeb 2021 (média estadual)
Pernambuco62,5%34,9
Paraíba60,4%04,8
Ceará44,5%8725,1
Bahia15,9%04,6
Rio Grande do Norte15,8%04,7
Alagoas14,9%74,6
Sergipe14,8%04,7
Maranhão13,9%04,5
Piauí11,6%34,8

 

 

 

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