07 / 06 / 2024

O Nordeste Está Aqui!

InícioCotidianoEstudantes paraibanos são campeões mundiais de Tecnologia

Estudantes paraibanos são campeões mundiais de Tecnologia

Estudantes paraibanos do Instituto Federal da Paraíba (IFPB) se sagraram campeões mundiais de Tecnologia. A conquista internacional ocorreu no último final de semana (26), quando o IFPB saiu como o grande vencedor na Huawei ICT Competition 2023-2024. A final do  torneio ocorreu em Shenzhen, na China. No geral, a competição reuniu 170 mil alunos de mais de 2 mil instituições de ensino de 80 países do mundo inteiro.

A Grande Conquista

Na Trilha Innovation (Inovação), a equipe do IFPB, composta pelo professor Filipe Lucena e os estudantes Emerson Medeiros, Gabriel Ferreira e Manoel Lira, conquistou a medalha de ouro. O projeto vencedor foi uma plataforma digital inovadora que utiliza inteligência artificial para gerar conteúdos educativos nas áreas de ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática (STEAM). Essa ferramenta visa capacitar professores de ensino fundamental e médio, alinhando-os com as demandas tecnológicas da indústria 4.0.

- Continua depois da publicidade -

Outras Medalhas para o IFPB

Além da medalha de ouro na Trilha Innovation, o IFPB também brilhou em outras categorias. A instituição conquistou a prata na Trilha Network (Rede) e o bronze na Trilha Cloud (Computação em Nuvem). A delegação paraibana, composta por 13 estudantes das unidades de Patos, Campina Grande, Esperança e João Pessoa, demonstrou a força e a competência da educação tecnológica no Brasil.

Reconhecimento Internacional

O torneio internacional de Tecnologia da Informação e Comunicação da Huawei é uma das competições mais prestigiadas no campo da TIC. Desse modo, proporcionando um ambiente acadêmico de destaque para as instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Além das vitórias do IFPB, a competição reconheceu outros talentos brasileiros: o professor Givanildo Santos, do Instituto Federal da Bahia (IFBA), recebeu o prêmio de Instrutor Mais Valioso da América Latina. E o professor Augusto Pereira, do Instituto Federal do Paraná (IFPR), apresentou seu projeto de educação inclusiva em um painel conjunto com a Unesco.

Impacto e Futuro

Em suma, essas conquistas destacam a importância da educação profissional e tecnológica no Brasil. Ao mesmo tempo, mostra a preparação dos estudantes para os desafios do futuro. Dessa forma, o sucesso do IFPB na Huawei ICT Competition 2023-2024 coloca a instituição em um patamar de destaque internacional. Mas também inspira outras instituições a investir em inovação e excelência acadêmica.

Siga-nos no Instagram @portalne9!
Participe do nosso grupo no Telegram!
Participe do nosso grupo no WhatsApp!

RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

- PUBLICIDADE -

Concursos e Empregos

Aluna nordestina é aprovada na melhor universidade do mundo

Endy Lumy Okamura Miyashita, uma jovem de 18 anos, acaba de conquistar um feito notável: ser aprovada no prestigiado Instituto de Tecnologia de Massachusetts...