O Nordeste Está Aqui!

InícioEntretenimentoGoverno de Alagoas, Ufal e Prefeitura de Penedo levam Festival de Música...

Governo de Alagoas, Ufal e Prefeitura de Penedo levam Festival de Música para Portugal

Em terras lusitanas, evento tem o apoio da Universidade Nova de Lisboa, Associação dos Bombeiros Voluntários de Castro Daire e Câmara e Prefeitura de Castro Daire

Uma grande parceria foi montada para levar o Festival de Música de Penedo para Portugal. A Universidade Federal de Alagoas (Ufal) se uniu ao Governo de Alagoas e à Prefeitura de Penedo e, juntos, vão realizar, nos dias 25 de 26 de maio, o evento em Lisboa e Castro Daire. Na programação, além de boa música, haverá discussão científica sobre o trabalho desenvolvido pelos grupos de pesquisa Caravelas, vinculado à Universidade Nova (UN) de Lisboa, e o Centro de Musicologia de Penedo (Cemupe), da Ufal.
Com 14 anos de história, o projeto idealizado pelo professor Marcos Moreira começou como Jornada Pedagógica para Músicos de Banda em 2009. Hoje administrado pelo grupo de pesquisa vinculado ao CNPq e Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (Propep) da Ufal, o Cemupe tem sede física em sala anexa à Secretaria Municipal de Cultura, Lazer e Juventude de Penedo.

- Continua depois da publicidade -

“É um orgulho para nós ver a cultura alagoana atravessando fronteiras. O Festival de Música de Penedo desembarca em Portugal com uma programação diversa. Será uma oportunidade única dos nossos artistas apresentarem seus trabalhos com a música e trocarem experiências com artistas internacionais”, destacou a secretária de Estado da Cultura e Economia Criativa de Alagoas, Mellina Freitas.

Para o coordenador-geral, Marcos Moreira, poder levar o Festival de Música de Penedo para Portugal é uma demonstração de que o trabalho, enquanto universidade, está sendo reconhecido. “São anos dedicados a um evento que cresce e se consolida a cada ano. Agora, estamos expandindo as ações do evento e fortalecendo as ações de pesquisa e investigação que desenvolvemos. Isso também é muito importante para o nosso curso de licenciatura em música”, enfatizou o professor.

Moreira destaca o apoio recebido pelo reitor Josealdo Tonholo, Prefeitura de Penedo e Governo do Estado. “Tenho muito a agradecer à gestão central da Ufal, na pessoa do reitor, por ele ter acreditado no nosso trabalho e nos incentivado a correr atrás do nosso sonho, que é fortalecer nosso curso de música, por meio da parceria com pesquisadores portugueses”, assegurou.
“Também quero registrar todo apoio recebido do governador Paulo Dantas, por sua sensibilidade de entender a importância de levar o festival para Portugal e de nos dar total apoio nesse projeto. Destaco também a parceria e apoio de sempre do prefeito de Penedo, Ronaldo Lopes. Penedo nos acolheu e é palco do nosso festival desde 2018. É também um momento especial para a cidade dos sobrados que comemora 387 anos”, destacou.

Siga-nos no Instagram @portalne9!
Participe do nosso grupo no Telegram!
Participe do nosso grupo no WhatsApp!

RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

- PUBLICIDADE -

Concursos e Empregos

Inscrições MOVER que conecta profissionais negros ao mercado terminam na próxima segunda-feira (25)

O evento acontece em Fortaleza, que pretende conectar pessoas negras em busca de oportunidades de trabalho e desenvolvimento profissional, é realizado em parceria com...