O Carnaval de Salvador é mundialmente conhecido por suas festas vibrantes e emocionantes. Contudo, para dois irmãos, Vitor da Silva, 42 anos, e Joaquim Donato dos Santos Júnior, 36 anos, este ano foi especialmente marcante. Depois de 15 anos separados, eles finalmente se reencontraram durante a folia carnavalesca e a emoção tomou conta do momento.
O reencontro aconteceu durante o segundo dia de festa. Vitor, que trabalhava como vendedor ambulante, decidiu fazer uma pausa e tomar um café na base de apoio para catadores. Foi lá que ele ouviu uma voz familiar e decidiu se aproximar, não acreditando no que estava prestes a acontecer.
Era seu irmão, Joaquim! Os dois se abraçaram por um longo tempo, incapazes de conter a emoção. “O último momento que nos encontramos foi em 2009, no enterro de nosso pai. Foi um momento de tristeza, mas graças a Deus nos reencontramos depois de muita busca minha por ele”, contou Joaquim.
Vidas marcadas por tragédias
Infelizmente, a vida dos irmãos foi marcada por tragédias. Além de perderem o pai, eles também enfrentaram a perda de dois irmãos de forma trágica: Ana Paula, que morreu atropelada, e Marcos, que faleceu afogado. Após o enterro do pai, os irmãos se perderam de vista, especialmente porque Vitor não tinha redes sociais nem celular na época.
LEIA TAMBÉM:
– Belezas naturais, gastronomia e infraestrutura conquistam turistas que vieram a João Pessoa no Carnaval
– PROGRAME-SE! Carnaval de 2025 já tem data certa para a folia
– SUIÇA OU BRASIL? – A cidade europeia do Nordeste
A vida de Vitor foi marcada por desafios desde cedo. Criado por uma tia após a morte de sua mãe no parto e a falta de interesse do pai em cuidar dele, Vitor enfrentou o alcoolismo e chegou a dormir nas ruas por meses. No entanto, sua vida começou a mudar há nove anos, quando conheceu sua esposa.
Nunca desistiu de achar o irmão
Enquanto isso, Joaquim nunca desistiu de procurar pelo irmão. Ele trabalhou como educador social e participou de programas de abordagem social, sempre na esperança de encontrar Vitor. Foi durante uma dessas abordagens que ele finalmente conseguiu localizar o irmão em uma base de apoio montada pela Prefeitura de Salvador para catadores de materiais.
LEIA TAMBÉM:
– Estado do Nordeste dará R$ 636 milhões para o Bolsa Presença
– Capital no Nordeste recebe prêmio da ONU
– Obras de Transmissão de Energia no Nordeste vão ganhar investimentos
O encontro foi emocionante e fortaleceu ainda mais o vínculo entre os irmãos. Agora, eles planejam permanecer unidos e apoiar um ao outro daqui para frente. “O que eu mais queria era esse encontro. Agora Vitor pode ter certeza que eu vou ajudá-lo no que precisar. E a minha sobrinha, que eu nem sabia que tinha, já é o meu xodó”, disse Joaquim.
Este reencontro é mais uma prova de que o amor fraternal pode superar qualquer obstáculo, mesmo após 15 anos de separação. Este Carnaval de Salvador será eterno para esses dois irmãos, que encontraram muito mais do que folia nesta festa tão especial.
Foto: Bruno Concha/Secom