O Nordeste Está Aqui!

InícioEntretenimentoJaneiro de Grandes Espetáculos começa amanhã, com apoio da Prefeitura do Recife

Janeiro de Grandes Espetáculos começa amanhã, com apoio da Prefeitura do Recife

Programação terá formato inédito, com 13 espetáculos presenciais e 35 virtuais, apresentados entre os dias 7 e 28 de janeiro

Após um ano tão desafiador, de palcos e plateias esvaziados pela pandemia, o Janeiro de Grandes Espetáculos abre o calendário cênico recifense de 2021, semeando bons auspícios já nos primeiros dias deste ano ainda pandêmico. Com apoio da Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura Cidade do Recife, a 27ª edição do evento começa amanhã (7), em formato misto, com 13 espetáculos presenciais e 35 virtuais, transmitidos pelo Youtube. Para tempos tão atípicos, o tradicional evento adotou até nova alcunha: JGE Conecta.

- Continua depois da publicidade -

Entre os teatros que receberão presencialmente o público, o requalificado Teatro do Parque se destaca. Fará seu aguardado retorno à programação cultural regular da cidade recebendo cinco espetáculos da grade do festival, que ocupará ainda as pautas de mais dois teatros mantidos pelo poder público municipal: Santa Isabel e Luiz Mendonça. Em todos eles, serão respeitadas as normas sanitárias vigentes, referentes à restrição de platéias e ao distanciamento social, determinadas pelo Governo de Pernambuco.

Realizado pela Associação de Produtores de Artes Cênicas de PE (Apacepe), o festival prioriza mais uma vez a produção cultural pernambucana, com o engajamento de artistas do Recife, Jaboatão dos Guararapes, Paulista, Vitória de Santo Antão, Surubim, Caruaru, Garanhuns, Arcoverde, Tabira e Petrolina. Além disso, subvertendo estes tempos de exceção e restrição sanitária, o Janeiro contará com a inédita participação virtual de companhias do Ceará, Bahia, Brasília, Amapá. Usando a internet como palco, até atrações da Colômbia, Senegal e Eslováquia desembarcam na programação.

“Um projeto que chega à 27ª edição, seguindo firme mesmo em um momento tão duro, mais do que se consolidar no calendário cultural da cidade, demonstra a força da cultura recifense, tão bem representada pelo Janeiro de Grandes Espetáculos. Uma inspiração e uma motivação para o enfrentamento de cada desafio”, afirma o secretário de Cultura do Recife, Ricardo Mello.

Entre as linguagens contempladas, outra novidade é a estreia das categorias circo e mostra de escolas independentes de teatro, dança e circo, além dos sempre prestigiados teatro adulto e para a infância e juventude, dança e música. O festival também promoverá 14 debates online sobre a arte e seus tantos temas urgentes, discussões e desdobramentos.

“Vivemos um momento em que a grandeza é estarmos vivos, produzindo artes e dialogando com nossos públicos. O grande destaque do festival é o conjunto de sua programação. Utilizamos critérios como qualidade, processo, diálogo entre territórios diferentes, representatividade regional, cultural, de gênero”, pontua José Manoel Sobrinho, gerente de Programação do festival e presidente da Fundação de Cultura Cidade do Recife.

Abertura – Amanhã (7), a programação do JGE Conecta já começa virtual. Gravada no Teatro de Santa Isabel e transmitida online, a partir das 19h30, com acesso gratuito, a abertura renderá homenagem a oito árduos defensores da arte no estado.

Para os demais dias e programações, os ingressos, para apresentações virtuais e presenciais, custam R$ 20 e estão à venda no site Sympla. Algumas das atrações terão acesso gratuito. Todas as informações sobre a programação estão disponíveis no site do festival: www.janeirodegrandesespetaculos.com.

Apresentado pela Prefeitura do Recife, com o patrocínio da Copergás, incentivo do Governo do Estado de Pernambuco através da Lei Aldir Blanc, o 27º Janeiro de Grandes Espetáculos tem apoio da Cia. Editora de Pernambuco (Cepe), Virtual Recife, TV Globo e Fundação Cultural Cabras de Lampião, parceria da TV e Rádio Universitária, Rede Interiorana de Produtores Técnicos e Artistas de Pernambuco (Ripa), Articulação e Movimento para Travestis e Transexuais de Pernambuco (Amotrans), Universidade de Brasília (UNB), SESC Amazonas e Conselho de Artes da Eslováquia. Com produção geral de Paulo de Castro, produção executiva da Fervo Projetos Culturais, Roda Cultural e Cordas Cênicas, numa realização da Apacepe.

FONTE: GABINETE DE IMPRENSA PMR

Siga-nos no Instagram @portalne9!
Participe do nosso grupo no Telegram!
Participe do nosso grupo no WhatsApp!

RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

- PUBLICIDADE -

Concursos e Empregos