logo

Nesta terça (17) Ailton Krenak encerra o projeto Diálogos Contemporâneos em Fortaleza

Nesta terça (17) Ailton Krenak encerra o projeto Diálogos Contemporâneos em Fortaleza

Doutor Honoris Causa pela Universidade de Brasília (UnB) e pela Universidade Federal de Juiz de Fora, Krenak fala sobre cultura do descarte, sociedade de consumo, meio ambiente e o futuro da humanidade.

O escritor, pesquisador, ambientalista e líder indígena Ailton Krenak encerra nesta terça-feira, 17 de maio, em Fortaleza, o projeto literário Diálogos Contemporâneos, realizado pela Associação Amigos do Cinema e da Cultura. Ele profere conferência com o tema “A cultura do descarte: sociedade de consumo, meio ambiente e o futuro da humanidade”, às 19 horas, no Cineteatro São Luiz, com mediação de Talles Azigon. O acesso é gratuito e os ingressos podem ser retirados na bilheteria a partir das 17 horas. A atividade tem transmissão ao vivo no canal da AACIC no YouTube: https://www.youtube.com/aacic.

Ailton Krenak é considerado uma das maiores lideranças do movimento indígena brasileiro, possuindo reconhecimento internacional. É autor dos livros “Ideias para adiar o fim do mundo” (2019), “O amanhã não está à venda” (2020) e “A vida não é útil” (2020), pela Companhia das Letras, e “Lugares de Origem”, com Yussef Campos (2021. Editora Jandaíra). Em 2020 ganhou o Prêmio Juca Pato de Intelectual do Ano, oferecido pela União Brasileira de Escritores. Ailton Krenak é Doutor Honoris Causa pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2016) e pela Universidade de Brasília (UnB), título recebido recentemente, no dia 12 de maio de 2022.

Ação nas escolas – Como uma ação de formação de leitores do projeto Diálogos Contemporâneos, grupos de alunos de oito escolas públicas estudaram um livro de um dos oito escritores convidados do projeto em Fortaleza. São 30 alunos de cada escola. Juntos, conheceram a obra do escritor e se aprofundaram em um de seus livros. Alunos da EEMTI Profa. Telina Barbosa da Costa estudaram “Ideias para adiar o fim do mundo”, de Ailton Krenak. Nesta terça-feira pela manhã, o autor participa de um bate-papo exclusivo com o grupo de alunos que estudaram sua obra.

O PROJETO DIÁLOGOS CONTEMPORÂNEOS

Com a participação de algumas das maiores referências da literatura brasileira da atualidade, em conferências para pensar o contemporâneo a partir de suas obras literárias, o projeto literário Diálogos Contemporâneos teve início em Fortaleza no dia 18 de abril. Além de Ailton Krenak, que encerra a edição nesta terça-feira, o projeto realizou conferências com os escritores Mary Del Priore, Mário Magalhães, Tony Bellotto, Preta Ferreira, Viviane Mosé, Sérgio Vaz e Fabrício Carpinejar. A realização é da Associação Amigos do Cinema e da Cultura com recursos de Emenda Parlamentar de execução obrigatória destacada à Secretaria Especial da Cultura, do Ministério do Turismo. Apoio institucional: Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult/CE).

PROTOCOLO DE ACESSO – Para ter acesso à programação presencial no Cineteatro São Luiz será exigida a apresentação do passaporte vacinal com as três doses ou dose de reforço (até 6 meses da aplicação da vacina de dose única) para pessoas com idade igual ou superior a 18 anos, acompanhado de documento oficial com foto.

FONTE: ASSESSORIA

Compartilhar:




Comentários:

Colunistas