22 / 06 / 2024

O Nordeste Está Aqui!

InícioPolíticaNordeste se une para ser líder mundial em hidrogênio verde

Nordeste se une para ser líder mundial em hidrogênio verde

O Nordeste brasileiro está dando mais um passo importante para se consolidar como uma região líder em inovação, sustentabilidade e qualidade de vida. Nesta segunda-feira (25), o Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste (Consórcio Nordeste) e o Banco Mundial assinaram um memorando de entendimento para o desenvolvimento de projetos voltados à energia limpa, água e saneamento, meio ambiente e conectividade.

O documento foi assinado pelo presidente do Consórcio Nordeste e governador da Paraíba, João Azevêdo, e pelo diretor do Banco Mundial para o Brasil, Johannes Zutt, no escritório da entidade, em Brasília. A solenidade contou com a presença das governadoras Fátima Bezerra (Rio Grande do Norte) e Raquel Lyra (Pernambuco) e dos governadores Rafael Fonteles (Piauí), Carlos Brandão (Maranhão), Elmano de Freitas (Ceará), Jerônimo Rodrigues (Bahia), Paulo Dantas (Alagoas) e Fábio Mitidiere (Sergipe); além de representantes do Ministério das Minas e Energia, da Secretaria das Relações Institucionais e do BNDES.

- Continua depois da publicidade -
O hidrogênio verde é o maior exemplo de sustentabilidade do mundo moderno.

Quais os eixos estabelecidos pelo memorando?

  • Eixos de atuação prioritários para a cooperação entre o Consórcio Nordeste e o Banco Mundial:
    • Transição energética
      • Estudos e ações relacionados ao uso de hidrogênio de baixo teor de carbono
      • Distribuição de energia solar que permita o envolvimento de comunidades
    • Engajamento comunitário
      • Melhoria da gestão dos recursos hídricos e do saneamento básico
    • Preservação da Caatinga
      • Conservação do bioma da caatinga
    • Desenvolvimento digital
      • Expansão da infraestrutura pública digital para a ampliação da conectividade, das plataformas digitais, das boas práticas de cibersegurança e das habilidades digitais

O objetivo é contribuir para o aumento do nível de desenvolvimento e produtividade dos estados nordestinos, bem como para a redução das desigualdades sociais e regionais. Para isso, o termo de cooperação prevê a realização workshops, conferências e seminários de treinamento; articulação com outras entidades engajadas em atividades similares; avaliação permanente do trabalho conjunto; e compartilhamento de conhecimento e ideias.

O Hidrogênio verde é um combustível sem poluentes por usar as energias limpas para efetuar a eletrólise.

Nordeste protagonista em sustentabilidade

O presidente do Consórcio Nordeste, João Azevêdo, destacou o protagonismo da região na geração de energias renováveis e a importância do memorando para contribuir com o desenvolvimento dos estados. “O Nordeste será o grande produtor de hidrogênio verde do mundo e é preciso que isso aconteça de forma harmônica, regulamentada e esse memorando que assinamos hoje vai permitir que o Banco Mundial coloque sua expertise à disposição do Consórcio Nordeste e a troca de experiências entre os estados fará com que tenhamos as condições de estabelecer um caminho seguro e sustentável para gerarmos riqueza com inclusão social”, frisou.

O diretor do Banco Mundial para o Brasil, Johannes Zutt, afirmou que o memorando assinado hoje tem o objetivo de contribuir com o aumento do nível de desenvolvimento e produtividade dos estados nordestinos. “Este memorando que assinamos hoje reflete nosso firme compromisso de cooperar com o desenvolvimento sustentável dos estados do Nordeste brasileiro em quatro áreas-chave: transição energética, principalmente o desenvolvimento de hidrogênio verde e geração eólica offshore; engajamento comunitário; preservação da Caatinga; e desenvolvimento digital. O Brasil tem um grande potencial para se tornar líder global na transição energética e a região Nordeste pode ser a líder desse processo no Brasil e vamos compartilhar nossas experiências com os estados”, sustentou.

Transição energética justa e inclusiva

O ministro das Minas e Energia, Alexandre Silveira, afirmou que o governo do presidente Lula trabalha para promover uma transição energética justa e inclusiva. “Nós vamos dar exemplo para o mundo na contribuição da descarbonização. Nesse processo de transição energética, precisamos criar as oportunidades de geração de uma nova economia e de empregos e o Nordeste é o grande vanguardista e o protagonista”, comentou.

O Consórcio Nordeste é uma iniciativa que reúne os nove estados da região para a realização de projetos conjuntos nas áreas de saúde, educação, segurança, infraestrutura, meio ambiente, desenvolvimento econômico e social. A entidade foi criada em 2019 e tem como objetivo fortalecer a integração regional, a articulação política e a cooperação técnica entre os estados-membros.

Siga-nos no Instagram @portalne9!
Participe do nosso grupo no Telegram!
Participe do nosso grupo no WhatsApp!

RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

- PUBLICIDADE -

Concursos e Empregos

Estado do Nordeste vai ter 1.200 casas programa Minha Casa, Minha Vida; saiba mais

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou, nesta sexta-feira (21), do encerramento da 10ª Caravana Federativa em Teresina, Piauí, onde fez importantes anúncios...