17 / 04 / 2024

O Nordeste Está Aqui!

InícioEconomiaNORDESTE tem complexo eólico totalmente operado por mulheres; conheça

NORDESTE tem complexo eólico totalmente operado por mulheres; conheça

Complexo Eólico Tucano: Um projeto pioneiro com comando Feminino

Localizado no município homônimo a cerca de 250 quilômetros da movimentada Salvador, o Complexo Eólico Tucano traz um diferencial notável em relação a outros empreendimentos semelhantes pelo país: ele é operado inteiramente por uma equipe composta por mulheres.

- Continua depois da publicidade -

O setor eólico, o segundo maior responsável pela produção de energia no Brasil, logo atrás das hidrelétricas, abriga mais de 900 usinas que convertem a força dos ventos em energia elétrica, sendo que impressionantes 85% delas se encontram na região Nordeste.

Complexo Tucano na Bahia. Foto – divulgação

LEIA TAMBÉM:
Nordeste dispara crescimento do PIB e lidera entre as regiões do Brasil
Por que o Nordeste é a região de grande destaque do Brasil em 2023
Lula confirma que Nordeste ganhará unidade do ITA e 1º vestibular já tem data
Última etapa do Eixo Norte da Transposição avança para beneficiar três estados do Nordeste

As mulheres, cada vez mais, tem lutado por espaços em diferentes áreas.

Neste cenário, o estado da Bahia tem se destacado, ocupando a impressionante segunda posição no ranking nacional, com uma capacidade instalada em operação de 5,6 GW. Isso se traduz em 227 complexos eólicos espalhados pelo território baiano, conforme informações fornecidas pela Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb).
Sabendo a importância dessa mudança, essa realidade tem mudado um pouco através da empresa AES Brasil, que administra o parque e é uma das principais empresas de geração de energia renovável em atuação no país. A iniciativa de empregar somente mulheres tem como objetivo garantir a igualdade de oportunidades em todos os níveis de atuação na empresa, conforme Juliana Oliveira, coordenadora de Usina Eólica na AES Brasil.

Os benefícios de uma equipe feminina

As mulheres têm conquistado cada vez mais espaço no mercado de trabalho, mostrando sua competência, criatividade e liderança em diversas áreas. Mas será que existe alguma vantagem em ter uma equipe de trabalho formada só por mulheres? Segundo alguns estudos e depoimentos, a resposta é sim. Veja alguns motivos pelos quais uma equipe feminina pode ser mais produtiva, inovadora e harmoniosa.

  • Maior cooperação e comunicação: as mulheres tendem a ser mais colaborativas e comunicativas do que os homens, o que favorece o trabalho em equipe e a troca de ideias. Um estudo da Universidade de Harvard mostrou que as mulheres são mais propensas a compartilhar informações, dar feedbacks e resolver conflitos de forma construtiva. Além disso, as mulheres costumam ter mais empatia e sensibilidade para lidar com as emoções e necessidades dos colegas, clientes e parceiros.
  • Maior diversidade e criatividade: as mulheres trazem diferentes perspectivas, experiências e conhecimentos para o ambiente de trabalho, o que enriquece a diversidade e a criatividade da equipe. Um estudo da Universidade de Michigan revelou que as equipes mistas tendem a se concentrar nos fatos, enquanto as equipes femininas tendem a gerar mais alternativas e soluções. As mulheres também são mais abertas a experimentar novas ideias e aprender novas habilidades, o que estimula a inovação e a adaptação às mudanças.
  • Maior eficiência e qualidade: as mulheres são mais organizadas, detalhistas e exigentes do que os homens, o que se reflete na eficiência e na qualidade do trabalho. Um estudo da Universidade de Stanford indicou que as mulheres são mais capazes de planejar, executar e monitorar múltiplas tarefas ao mesmo tempo, o que aumenta a produtividade e reduz os erros. As mulheres também são mais focadas nos resultados e na satisfação dos clientes, o que melhora o desempenho e a reputação da equipe.

REDAÇÃO com G1

Siga-nos no Instagram @portalne9!
Participe do nosso grupo no Telegram!
Participe do nosso grupo no WhatsApp!

RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- PUBLICIDADE -

Mais Lidas

- PUBLICIDADE -

Concursos e Empregos

Wagner Moura quer sair dos EUA porque lá “não é a Bahia”

Após sete anos vivendo próximo a Hollywood, nos Estados Unidos, o renomado ator brasileiro Wagner Moura revelou em uma recente entrevista que está considerando...