Paraíba é destaque nacional por implantar sistema inovador de monitoramento de cargas

caminhão de carga
caminhão de carga monitoramento foto reprodução

A Secretaria de Estado da Fazenda da Paraíba (SEFAZ-PB) recebeu o Prêmio Tributare 2024 na última quinta-feira (5), em Brasília, em reconhecimento às suas práticas inovadoras de gestão tributária.

A premiação mostra excelência em administração tributária

A premiação, concedida pela Febrafite (Associação Nacional das Associações de Fiscais de Tributos Estaduais), colocou em evidência o Sistema CACTO da SEFAZ-PB, uma plataforma que utiliza Big Data e Inteligência Artificial (IA) para monitorar e fiscalizar, em tempo real, o transporte de cargas em todo o estado. O projeto ficou em segundo lugar na competição, que reuniu as melhores iniciativas tributárias de diferentes esferas de governo no país.

De acordo com Rodrigo Spada, presidente da Febrafite, o Prêmio Tributare é uma celebração das iniciativas que fortalecem a educação fiscal e a construção de um sistema tributário mais eficiente e justo.

Representando a SEFAZ-PB na cerimônia de premiação, Filipe Laurentz, gerente de Fiscalização de Mercadorias em Trânsito, destacou que o reconhecimento coroa os investimentos em tecnologia realizados pela secretaria. O Sistema CACTO, fruto de uma parceria com o Departamento de Informática da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), permite identificar e combater o transporte irregular de cargas, promovendo justiça fiscal e uma concorrência mais equilibrada no mercado.

O secretário da SEFAZ-PB, Marialvo Laureano, comemorou o prêmio como resultado de uma administração comprometida com a modernização tributária. Ele adiantou que o sistema será expandido para os demais estados do Nordeste, consolidando a Paraíba como referência na fiscalização inteligente de mercadorias.

Além de representar um avanço tecnológico, a premiação reflete a eficiência da gestão administrativa da Paraíba, que vem se destacando nacionalmente em diversas áreas. O Sistema CACTO também deverá desempenhar um papel estratégico na Reforma Tributária, que adotará o princípio de tributação no destino, exigindo maior controle sobre o trânsito de mercadorias em estados consumidores, como a Paraíba.

O Sistema Cacto de Controle e Acompanhamento de Mercadorias em Trânsito Online é uma plataforma web inovadora desenvolvida pela Gerência Operacional de Fiscalização de Mercadorias em Trânsito da SEFAZ/PB, em parceria com a Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Utilizando Big Data e Inteligência Artificial, o sistema monitora veículos e cargas para controlar e fiscalizar o trânsito de mercadorias dentro e fora do Estado da Paraíba, por meio de sensores.

Essa conquista reafirma a capacidade do estado em implementar soluções modernas e eficazes, reforçando sua posição como exemplo de gestão pública no Brasil.

LEIA TAMBÉM:
Nordeste cresce, mas ainda luta para elevar renda da população
Maior cidade do Nordeste registra menor número de homicídios desde 2009
Nordeste tem três cidades na lista do Verão do Poliamor