06 / 06 / 2024

O Nordeste Está Aqui!

InícioEconomiaPetrobras vê Nordeste com vantagens competitivas para a geração eólica offshore

Petrobras vê Nordeste com vantagens competitivas para a geração eólica offshore

Condições de vento e infraestrutura de petróleo em águas rasas favorecem os projetos da região

Em recente entrevista em congresso em São Paulo, Daniel Faro, o gerente de geração renovável da Petrobras, destacou que as condições favoráveis de vento em áreas de águas rasas, onde já existem plataformas de petróleo em operação, são um facilitador para os projetos de energia eólica offshore no Nordeste.

A região Nordeste tem sido o centro as energias renováveis no Brasil

Na semana passada, a empresa anunciou a apresentação de pedidos de licenciamento ambiental junto ao Ibama para dez projetos, sendo sete no Nordeste, dois no Sudeste e um no Sul. A Petrobras planeja iniciar os estudos sobre as condições de vento em seis dessas áreas dentro de um ano.

- Continua depois da publicidade -

Faro salientou que a escolha das áreas foi feita para fins de estudo e que a competição efetiva entre os projetos acontecerá após a realização de um leilão. Ele explicou que a Petrobras levou em consideração a sinergia com os ativos já existentes da empresa na seleção dos locais, visando facilitar as medições iniciais e reduzir os custos.

Dessa forma, as plataformas em águas rasas no Nordeste, que estão programadas para serem descomissionadas nos próximos anos, favorecem a região no desenvolvimento dessa indústria.

“Essa região possui campos maduros que encerrarão a produção nos próximos anos. Estamos utilizando essas plataformas para realizar as medições dos ventos”

afirmou durante sua participação no Congresso Ecoenergy, em São Paulo, nesta quinta-feira (21/9).

LEIA TAMBÉM:
Maior cidade do Nordeste vai ter ônibus de graça para estudantes
Jumenta encanta a web com sua festa de Barbie
Nordeste tem a maior árvore frutífera do mundo e é um cajueiro
Como o Nordeste se prepara para enfrentar o El Niño 2023

O executivo sublinhou que a fundação fixa das eólicas offshore é viável em profundidades de até 50 metros. “Consideramos que os projetos mais competitivos são aqueles em águas bem rasas”, enfatizou.

O NORDESTE É A ENERGIA EÓLICA OFFSHORE

A região Nordeste do Brasil é bem favorável para projetos de energia eólica offshore. Isso ocorre porque essas regiões possuem condições de vento propícias para a geração de energia eólica, e também já contam com infraestrutura de plataformas de petróleo instaladas. Essas plataformas podem ser utilizadas para realizar medições de vento e facilitar o desenvolvimento dessa indústria.

Vale ressaltar que, em geral, as regiões com águas rasas são mais propícias para projetos de energia eólica offshore, onde a fundação das turbinas eólicas pode ser viabilizada em profundidades de até 50 metros.

Siga-nos no Instagram @portalne9!
Participe do nosso grupo no Telegram!
Participe do nosso grupo no WhatsApp!

RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

- PUBLICIDADE -

Concursos e Empregos

Potencialidades do Turismo Náutico da Paraíba é destado no Fórum Semana Oceânica

Com o apoio da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur) e da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico da Paraíba (Setde), será realizado no dia...