04 / 06 / 2024

O Nordeste Está Aqui!

InícioEconomiaPorto de Suape pode receber unidade de produção de hidrogênio verde de...

Porto de Suape pode receber unidade de produção de hidrogênio verde de multinacional atuante no Nordeste

Segundo colunista do Jornal do Comércio, a Voltalia deve investir em Pernambuco

A Voltalia é uma empresa dedicada a energias renováveis e possui uma presença notável no Brasil, comprometendo-se com o fornecimento de energia limpa e sustentável.

Sem alarde, a Voltalia Energia do Brasil formalizou um memorando de entendimentos com o Porto de Suape, estabelecendo uma cooperação estreita para o desenvolvimento de projetos industriais de hidrogênio de baixa emissão de carbono, amônia verde e e-metanol no Complexo Industrial Portuário de Suape.

- Continua depois da publicidade -

O acordo tem uma vigência inicial de 180 dias, iniciando em 30 de outubro de 2023. Vale destacar que a empresa já está envolvida em projetos no Ceará e no Rio Grande do Norte.

Uma fábrica de hidrogênio verde, proposta pela Voltalia, utiliza eletrólise da água, geralmente com eletricidade renovável, para separar a água em hidrogênio e oxigênio. O hidrogênio resultante é capturado, armazenado e empregado como fonte limpa de energia em vários setores, como transporte e geração de energia.

Os projetos empresariais têm potencial para expansão, especialmente com a definição das regras pela Câmara dos Deputados para a produção no Brasil, aguardando confirmação do Senado. O senador pernambucano Fernando Dueire é um dos relatores desse tema.

Guilherme Cavalcanti, secretário de Desenvolvimento, explicou que o projeto anunciado durante a Cop28 é voltado para pesquisa e desenvolvimento, com uma escala inicial de laboratório, integrando o TecHub H2v em construção junto com o SENAI em Suape.

A Voltalia planeja uma parte do projeto para a produção de fertilizantes e outra para exportação para a Europa, com a empresa já escolhendo três áreas no complexo portuário.

LEIA TAMBÉM:
Casal nordestino inova e faz Chá Revelação com cuscuz
Explore a Paraíba! Destino perfeito para o Verão, do litoral ao interior
A importância do Verão para o Nordeste; entenda

Durante a Cop28, a governadora Raquel Lyra lançou a Estratégia Estadual de Hidrogênio Verde, mencionando um investimento de R$ 20 milhões em uma planta experimental de produção de H2V no Porto de Suape.

A Voltalia, autodenominada líder global em energias renováveis, possui uma capacidade instalada de mais de 2,6 GW em operação e construção, atuando em toda a cadeia de valor de energia renovável, desde o desenvolvimento de projetos até a venda de energia.

A empresa desenvolve, constrói, opera e vende energia renovável em 20 países, abrangendo energia eólica, solar, hidrelétrica e biomassa.

No Brasil, onde está presente há mais de 15 anos, a Voltalia possui mais de 1,4 GW em operação e construção, com foco no cluster Serra Branca, o maior complexo híbrido (eólico e solar) do mundo, localizado no Rio Grande do Norte. Além disso, a Voltalia presta serviços de operação e manutenção de plantas de energia renovável, sendo responsável por 2,9 GW no país, com um pipeline de 7 GW em projetos distribuídos em vários estados.

Siga-nos no Instagram @portalne9!
Participe do nosso grupo no Telegram!
Participe do nosso grupo no WhatsApp!

RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

- PUBLICIDADE -

Concursos e Empregos

Nordestino é o que mais sente falta do trabalho presencial

Nos últimos anos, o modelo de trabalho remoto ou híbrido tornou-se uma realidade para muitos profissionais. Dessa forma, trouxe consigo uma série de benefícios...