O Nordeste Está Aqui!

InícioTurismoPrefeitura de Jericoacoara decreta fim de recipientes e embalagens de plástico...

Prefeitura de Jericoacoara decreta fim de recipientes e embalagens de plástico na Vila de Jeri.

O Decreto veta entrada, comercialização e uso de qualquer item descartável de plástico no local.

A proposta tem o objetivo é fomentar o turismo sustentável e proteger o meio ambiente. O destino se consolidou no Nordeste pelo seu potencial natural de sol e mar, mas nos últimos anos, as belezas naturais de Jeri têm cobrado um alto preço ao ecossistema, cada vez mais ameaçado.

- Continua depois da publicidade -

Para frear esse processo de degradação, especialistas sugerem ações restritivas, seja de consumo, comportamento ou até mesmo de visitação à Vila de Jeri. O decreto desse mês, proíbe a entrada, comercialização e uso de garrafas, copos, pratos, sacolas e talheres plásticos na Vila de Jeri.

A proibição se estende também até para itens diversos descartáveis produzidos em isopor. Canudos de plástico já eram proibidos já um tempo e as novas medidas, se aplicam a todos os estabelecimentos e atividades comerciais.O decreto tem um prazo de 120 dias para moradores e comerciantes se adequarem à nova determinação. Após este período, não será mais permitida a circulação das embalagens e recipientes.

Para o prefeito, Lindbergh Martins (PSD), o decreto visa estimular o turismo sustentável e ambiental. “A Vila de Jericoacoara não aguenta mais o turismo sem o mínimo de consciência sustentável. O meio ambiente na região pede socorro, e a proibição do plástico será o pontapé inicial para que a nossa natureza não desapareça do mapa”.

Beatriz Fernandes, oceanógrafa e assessora do Instituto Terramar, aposta benefícios futuros, mas aponta que é preciso ir muito além.

“Toda medida que diminua a utilização de plásticos, ainda mais os descartáveis, são urgentes e necessárias. Mas outras medidas de sensibilização aos turistas, não só sobre os resíduos, são importantes. É preciso expor a insustentabilidade do turismo convencional e de massa, pois o equilíbrio e a dinâmica natural pré-existentes são diretamente impactadas pelo alto fluxo de visitantes”.

FONTE: REDAÇÃO AGNE9

Siga-nos no Instagram @portalne9!
Participe do nosso grupo no Telegram!
Participe do nosso grupo no WhatsApp!

  • Tags
  • D
RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

- PUBLICIDADE -

Concursos e Empregos