logo

Prefeitura de São Luis entrega Skatepark Paulo Gomes, no Parque do Bom Menino

Prefeitura de São Luis entrega Skatepark Paulo Gomes, no Parque do Bom Menino

Ampliando os investimentos de sua gestão na área do esporte, o prefeito Eduardo Braide entregou, no último domingo (26), o novo Skatepark de São Luís, localizado ao lado do Parque Bom Menino, Centro de São Luís.

“Este é mais um domingo de boas notícias para a nossa população. Estou entregando o Skatepark Paulo Gomes. Agora, os skatistas de São Luís contam com um espaço de qualidade e com segurança para a prática esportiva, convivência e lazer. Essa é a primeira pista bowl pública de São Luís e esse trabalho é fruto dos esforços da Semispe que executou a obra de acordo com as demandas dos skatistas de São Luís. Nossa satisfação é ver a alegria no rosto de cada um aqui presente com a entrega desse equipamento público tão sonhado pela galera do skate”, disse o prefeito.

A secretária municipal de Inovação, Sustentabilidade e Projetos Especiais, Verônica P. Pires, destacou a importância do evento e, sobretudo, da entrega da obra.

“É um momento de muita alegria e satisfação para nossa equipe que executou este projeto, alinhada sempre com as demandas dos skatistas de São Luís que tanto almejavam esse equipamento e agora, na gestão do prefeito Eduardo Braide, a entrega está sendo possível”, afirmou.

A pista de skate no formato bowl, que lembra uma piscina, conta ainda com uma intervenção artística que foi produzida especialmente para o local pelo muralista Fita Zebrada.

A nova pista de skate recebeu o nome do atleta Paulo Gomes, grande incentivador do skate nas décadas de 80 e 90, que faleceu em 2021. A pista leva o nome do skatista como forma de reconhecimento e respeito ao seu legado. A família de Paulo Gomes esteve presente no evento.

O jornalista Marco Aurélio, irmão do homenageado, falou sobre a importância da homenagem. “Para nós da família é uma grande honra, uma alegria imensa de ver que o amor que Paulo sempre cultivou pelo skate se materializa nesta justa homenagem. Paulo desde criança amou esse esporte e hoje vemos esse amor eternizado no Skatepark Paulo Gomes”, comentou.

O espaço garante o acesso entre o Parque Bom Menino e o Skateparque. Tomando proveito do desnível do terreno, o bowl foi concebido com um contorno orgânico de 180 metros quadrados de área. Além da pista, o espaço contempla um pequeno palco para apresentações de eventos voltados para o segmento. Foram instalados, ainda, assentos de concreto e uma proteção para a circulação de pessoas, visando a segurança do público e dos skatistas.

Já a proposta paisagística tomou como princípio a preservação das árvores existentes no terreno e a instalação de canteiros, visando a garantia de áreas verdes no entorno do Bowl.

Participaram do evento, os vereadores Marlon Botão (PSB), Anderson Martins (Avante) e Charles dos Carrinhos (PRTB), os secretários municipais de Obras e Serviços Públicos, David Col Debella; de Comunicação, Igor Almeida; de Meio Ambiente, Karla Lima; de Trânsito e Transportes, Diego Baluz; os secretários adjuntos da Semdel, Arnaldo Murad e Débora Pinheiro; o presidente do Instituto Municipal da Paisagem Urbana (Impur), Walber Filho; além de entidades ligadas ao esporte.

Além da entrega, a Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Inovação, Sustentabilidade e Projetos Especiais (Semispe) e da Secretaria Municipal de Desportos e Lazer (Semdel), em parceria com a Federação Maranhense de Skate (FMS), promoveu o evento intitulado Go Skateboard SLZ Day, em alusão ao Dia Mundial e Municipal do Skate, celebrado em 21 de junho.

O secretário Municipal de Desporto e Lazer, Ricardo Diniz, falou da relevância do evento. “Valorizar o esporte, promover a inclusão de todas as modalidades esportivas é um grande desafio que estamos cumprindo e esse evento é a prova disso. Mais uma iniciativa exitosa que estamos executando para valorizar cada vez mais nossos atletas e o público amante do esporte”, afirmou.

A Skateata com circuito saiu da Praça Deodoro e seguiu até o Skatepark. A programação teve batalha de rimas, homenagens, além de outras atividades, que marcaram a comemoração dos amantes do skate na capital maranhense.

Dia Municipal do Skate

Em São Luís, o Dia Municipal do Skate foi instituído pela lei municipal Nº 5.587, de 22 de dezembro de 2011, aprovada pela Câmara de Vereadores. A Lei é originária do projeto de Lei nº 171/2011, de autoria do vereador Ivaldo Rodrigues.

FONTE: IMPRENSA SÃO LUIS

Compartilhar:




Comentários:

Colunistas