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Rede de franquias cria programa exclusivo para profissionais da terceira idade

Há algumas décadas envelhecer era sinônimo de aposentadoria e repouso. A imagem de uma pessoa andando com bengala, com cabelos brancos presos ao coque e reclusa em casa esperando a hora da morte já não faz mais sentido. A terceira idade mudou e, ao invés da monotonia, os profissionais acima dos 60 estão cada vez mais ativos, buscando fazer atividades produtivas para suas vidas e carreiras.

Um dos fatores que têm contribuído para esse cenário é o aumento da expectativa de vida no Brasil, que teve um crescimento significativo nas últimas décadas, passando de 52 anos em 1960 para 76 anos em 2020, segundo últimas pesquisas do IBGE.

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Para se ter uma ideia, o mundo tinha 962 milhões de pessoas com mais de 60 anos em 2017, de acordo com a ONU. A estimativa é que esse número passe para 2,1 bilhões em 2050 – o equivalente a 25% da população mundial. O Brasil, até 2025, será o sexto país do mundo com o maior número de pessoas idosas, conforme dados da OMS.

Entretanto, o mercado não tem acompanhado essa transformação na pirâmide etária do país e na mudança de comportamento da terceira idade. Os dados de desemprego entre idosos aumentaram nos últimos anos, saindo de 18,5% em 2013 para 40,3% em 2018, de acordo com dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD).

A transformação digital e a virtualização dos processos são alguns dos motivos pelos quais as empresas demitem profissionais acima de 60 anos. Segundo pesquisa realizada pela consultoria PwC em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), 70% das empresas que participaram do estudo responderam que acreditam que os profissionais na terceira idade são mais caros, 69% responderam que eles não se adaptam bem às mudanças e 63% os veem como acomodados com a proximidade da aposentadoria.

Para a empresária Caroline Lund, a terceira idade, conhecida como geração prateada, enfrenta barreiras para se recolocar no mercado de trabalho devido à crença limitante das empresas em desligar ou não recolocar esses profissionais por conta da idade.

“Vejo que as empresas não querem gastar com treinamentos e capacitações por acreditarem que os profissionais acima de 60 anos não conseguem se reinventar, o que é um grande mito. Hoje os idosos vão à ópera, surfam, cuidam da alimentação, fazem academia e estão cada vez mais conectados à internet, fazendo chamadas de vídeos, conectados virtualmente com a família – principalmente por conta desse tempo de pandemia”, explica Caroline. “O mundo mudou, está diversificado e daqui para frente teremos cada vez mais idosos na nossa sociedade. É necessário que as empresas mostrem responsabilidade social e invistam mais nesses profissionais; trata-se de uma geração madura, que tem muito conhecimento, competência e força de vontade”, argumentou Lund.

Uma das empresas que está investindo neste público é a rede de franquias Mãe de Deus Corretora de Seguros. A companhia criou um programa exclusivo para pessoas acima de 60 anos que desejam retornar para o mercado de trabalho e atuar no ramo de seguros. Chamado de Franquia +60, a modalidade de negócio foca na formação e capacitação profunda do profissional. Realizando um treinamento com duração de 4 meses, a franquia ensina de maneira didática técnicas de venda, marketing, legislação do setor e como utilizar as tecnologias envolvidas para gerenciar a empresa.

“Não temos medo de investir em capacitação. Criamos um treinamento completo para esses profissionais se atualizarem sobre o mercado de seguros. Falamos desde as leis que regem o segmento até como utilizar os sistemas das seguradoras. Estamos fazendo isso porque queremos dar voz e oportunidade para pessoas da terceira idade que estão em casa com muita vontade de trabalhar, mas não encontram uma forma de se recolocar no mercado. Valorizamos toda a bagagem de vida dessas pessoas, estamos investindo na diversidade, na excelência, na capacitação e é uma conquista para nós recebermos esses profissionais como franqueados. Muito mais que um cargo ou emprego, queremos valorizar as pessoas que foram desligadas e carregam o peso da idade como um preconceito”, disse Caroline Lund, diretora da franquia Mãe de Deus Corretora de Seguros.

Vantagens em contratar um profissional da terceira idade

1 – Experiência
Ser extremamente experiente e ter um amplo conhecimento em uma determinada área é uma das principais vantagens de um profissional da terceira idade. Soma-se a isso a sua experiência de vida, que lhe proporcionou viver diversas situações desafiadoras em sua jornada profissional.

2 – Disponibilidade
Esses profissionais já passaram por fases que restringem mais seus horários, como filhos pequenos, reuniões escolares etc. Dessa forma, geralmente a melhor idade tem maior disponibilidade de tempo ou ainda maior flexibilidade para viagens a trabalho etc.

3 – Maturidade
A terceira idade conta com maior maturidade emocional para lidar com imprevistos e assim encontrar novos caminhos e soluções. A experiência profissional adquirida ao longo dos anos ajuda a aceitar obstáculos e resistir aos problemas.

“As pessoas que passaram dos 60 anos continuam com muita vontade de trabalhar, de fazer a diferença e investir no que acreditam. Por isso abrimos as portas da nossa franquia para eles e estamos investindo em uma formação e treinamento profundo. Acreditamos na terceira idade e acreditamos no mercado de seguros”, concluiu Caroline.

A franquia Mãe de Deus procurou uma empresa especializada na formatação de franquias para realizar essa modalidade de expansão – hashtagfranquias.com.br

Website: https://www.maededeuscorretora.com.br
FONTE: ASSESSORIA

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