O Brasil é referência global em transição energética e o país com maior potencial para investimentos, pela abundância de recursos para energia limpa e minerais críticos para a transição energética mundial.
O evento é no dia 21 de novembro e as inscrições ainda estão abertas
Segundo o Ministério de Minas e Energia, a nossa geração de energia solar fotovoltaica atingiu 50,6 TWh (terawatts-hora), com um crescimento de 68,1%, e a capacidade instalada chegou a 37.843 megawatts (MW), representando uma expansão de 54,8% em relação ao ano anterior.
E é esse o cenário em que será realizado o SUMMIT 2024, no dia 21 de novembro, no Hotel Nobile Suítes Del Rio, das 14h às 21h. Com palestras de especialistas, rodadas comerciais e momentos de networking, o evento, organizado pela Associação Pernambucana de Energias Renováveis (APERENOVÁVEIS), vai reunir investidores, instituições financeiras, empresários e estudantes.
Polo do agronegócio, com as culturas irrigadas, principalmente a fruticultura e as vinícolas, no Vale do São Francisco, Petrolina, no Sertão de Pernambuco, vem se consolidando como uma das principais fontes do setor verde do país, ocupando a 18ª posição no ranking nacional de instalações fotovoltaicas.
Programação de palestras
Destaque para o engenheiro Vinicius Ayrão (RJ). Com 30 anos de experiência, ele é referência no Brasil em sistemas fotovoltaicos. É membro da Comissão de Estudos de sistemas de Conversão Fotovoltaica de Energia Solar da ABNT/CB-03, no projeto de norma Instalações elétricas de baixa tensão – Arranjos Fotovoltaicos e do projeto de revisão da NBR 5410 – Instalações Elétricas de Baixa tensão -, preside a Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel), também é conselheiro da Associação Brasileira de Geração Distribuída (ABGD) e diretor técnico do Sindicato da Indústria de Instalações Elétricas (Sindistal-RJ).
LEIA MAIS – Vale do São Francisco exporta quase metade da Manga brasileira; entenda
Quem vai falar de assessoria consultiva em Direito de Energia e Direito Regulatório é o advogado Lucas Pimentel (PE), secretário adjunto de Assuntos Regulatórios do Instituto Nacional de Energia Limpa (INEL). De São Paulo vem o engenheiro Thiago Chinen, coordenador de produtos e responsável pelo time técnico de inversores fotovoltaicos e soluções de armazenamento para os canais residencial, comercial e Utility-Scale, pela Canadian Solar.
LEIA TAMBÉM
– Cidade no Nordeste vai ganhar novo Marco de Sustentabilidade e Lazer
– Estados do Nordeste têm quase 100% dos alunos do 3º ano inscritos no Enem
– Nordeste lidera crescimento na indústria e gera 42% das novas vagas no setor
APERENOVÁVEIS – Fundada em 2016, ainda como Associação Pernambucana de Energia Solar, a entidade privada e sem fins lucrativos tem por objetivo incentivar e disseminar a utilização da energia solar fotovoltaica em Pernambuco.
Passando por um processo de reestruturação, reposicionamento e efetiva contribuição no desenvolvimento do setor no estado, teve o escopo ampliado de modo a admitir associados do setor renovável mais amplamente. Por isso, em 2024, a APESOLAR virou APERENOVÁVEIS. Integram os associados empresas com atuação nos segmentos de Geração Distribuída; Geração Centralizada; Mercado Livre e Autoprodução; e Mercados Emergentes.
Para participar do SUMMIT Petrolina, os interessados devem fazer as inscrições on-line, pelo Eventbrite, acessando o link https://aperenovaveis.com.br/summit-2024/, que pode ser acessado na Bio do perfil do Instagram @aperenovaveis.
A entrada varia de R$ 100 a R$ 200,00, com lote promocional até domingo (17/11).
LEIA TAMBÉM
– Nordestinos despontam no ranking de melhores chefs do mundo
– Descubra quais as cidades mais tranquilas do Nordeste