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Transnordestina ganha aditivo bilionário para concluir ferrovia

A Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) autorizou um aditivo de R$ 3,6 bilhões para finalizar as obras da Ferrovia Transnordestina, um dos maiores projetos de infraestrutura em andamento no Brasil.

A princípio, o Banco do Nordeste (BNB) irá formalizar o acordo com a Transnordestina Logística (TLSA). Ao mesmo tempo, a meta é conectar Eliseu Martins (PI) ao Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CE). A ferrovia, que também integra o Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC), já conta com um aporte de R$ 7,5 bilhões. Primeiramente, R$ 3,8 bilhões são recursos do Fundo de Desenvolvimento do Nordeste (FDNE).

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O novo financiamento será desembolsado em três fases anuais de R$ 1 bilhão (de 2024 a 2026), com uma última parcela de R$ 600 milhões prevista para 2027. Além disso, a TLSA investirá R$ 2 bilhões de recursos próprios e buscará outros R$ 1,5 bilhão de fontes adicionais. Esses investimentos serão aplicados em infraestrutura e superestrutura nos trechos. São eles: a ligação de  que ligam Missão Velha, no Ceará, ao Porto de Pecém, e Eliseu Martins, no Piauí, a Trindade, em Pernambuco.

Transnordestina será um avanço para o Desenvolvimento Regional

Segundo o superintendente da Sudene, Danilo Cabral, a autorização do termo aditivo representa um esforço federal para que a obra seja entregue até 2027. A ferrovia, que atravessa 1.200 km e 53 municípios no Piauí, Ceará e Pernambuco, deve gerar emprego para cerca de 10 mil trabalhadores. Além disso, vai possibilitar o escoamento eficiente da produção agrícola e mineral, reduzindo significativamente os custos logísticos na região.

Para ilustrar o plano de investimentos, veja o cronograma de desembolso para a conclusão das obras:

AnoDesembolso Previsto (R$ bilhões)
20241,0
20251,0
20261,0
20270,6

 

A ferrovia Transnordestina, além de facilitar a exportação de minérios, grãos, fertilizantes e combustíveis, visa transformar o cenário socioeconômico do Nordeste, impulsionando o desenvolvimento regional com melhor integração logística e ampliando as possibilidades de exportação para os portos de Pecém e Suape.

transnordestina
A Transnordestina terá mais de 1.200 km de ferrovia

Trecho Excluído e Novo Projeto em Pernambuco

O trecho Salgueiro-Porto de Suape, em Pernambuco, foi excluído da concessão da TLSA no final de 2022 e está sendo tratado como uma parte separada do Novo PAC. Para viabilizar essa nova fase, o Ministério dos Transportes assinou um contrato de R$ 15,2 milhões para o desenvolvimento do projeto básico do segmento greenfield.

Com essas iniciativas, o Governo Federal reforça seu compromisso com a integração logística e o crescimento econômico no Nordeste, transformando a Transnordestina em um pilar estratégico de desenvolvimento para a região.

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