O segundo Webinar do Portal Agência NE9 debateu a Lei nº 2.630, a Lei das FakesNews. Para o debate, o Portal convidou o Deputado Federal Pedro Cunha Lima, Feputado Federal mais votado da Paraíba em 2014 e reeleito em 2018, com 76.754 votos, o Advogado Gustavo Botto, Advogado com mais de 20 anos de experiência, o Jornalista Wallison Bezerra, atuante no jornalismo político e bastidores da justiça e Denise Lemos especialista em Branding e Presença Digital, atuação nas áreas de SEM, SMM e SEO, mídias digitais e marketing social.
Para todos os debatedores, o projeto de lei tem muitas falhas e precisa ser alterado após uma atuação do Congresso, conjuntamente à sociedade civil e especialistas, para um novo texto. Segundo os debatedores, o texto atual flerta com a censura, prejudica pequenos anunciantes das ferramentas de marketing em redes sociais e o pior, não conseguiu criar um mecanismo de punição para os responsáveis por administrar contas em mecanismo de automação de informações falsas e ataques pessoais.
O maior consenso é a necessidade de punir criminalmente que usa as ferramentas das redes sociais para enganar pessoas e favorecer políticos, mais para isso, não se pode prejudicar tão gravemente o uso das redes e suas potencialidades e muito menos criminalizar usuários por emitir opinião. Em outra vertente o texto do PL tem que deixar claro as diferenças de atuações. Vamos aguardar o andamento.
FONTE: REDAÇÃO AGNE9