23 / 06 / 2024

O Nordeste Está Aqui!

InícioCidadesSalvador1º Concurso da Moqueca, em Salvador, destaca a riqueza gastronômica da Bahia

1º Concurso da Moqueca, em Salvador, destaca a riqueza gastronômica da Bahia

O aroma penetrante do óleo de dendê impregnou os ares da Marina da Penha, situada no bairro da Ribeira, em Salvador, no último sábado (9). O local foi palco da grande final do 1º Concurso da Moqueca, uma iniciativa resultante da colaboração entre o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA), e a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes, seção Bahia (Abrasel). O evento visou destacar a exuberância da culinária baiana e fortalecer o turismo gastronômico.

O chef Danilo Amaral conquistou o cobiçado troféu Dendê de Ouro para Santa Cruz de Cabrália, apresentando sua receita especial enraizada nas tradições culinárias transmitidas por sua avó, a venerável dona Maria D’Ájuda, carinhosamente conhecida como Maroca – alcunha que batiza a moqueca de peixe, servida com arroz, pirão, farofa de dendê com panko e banana da terra. “Este concurso é uma vitória para a Bahia. Participar foi significativo para mim, pois sou um defensor da culinária baiana, da cozinha brasileira, que, para mim, é apenas o começo para elevar ainda mais a culinária baiana no cenário mundial”, expressou Danilo com alegria.

- Continua depois da publicidade -
Concurso de Moqueca Baiana
Concurso de Moqueca Baiana

Os segundos e terceiros lugares foram conquistados, respectivamente, pelo Restaurante Cabana do Manoel, com a Moqueca de Polvo com Camarão Pistola, apresentada pelo Chef Aldo Balada, e pela Moqueca de Caju, elaborada pela Chef Katiana Alves do Restaurante Sabor da Serra, em Lençóis, na Chapada Diamantina. A competição foi acirrada, com uma etapa seletiva que envolveu a participação de 211 restaurantes distribuídos pelas 13 zonas turísticas do estado. Destes, 75 foram selecionados para a fase subsequente, submetendo-se a uma votação popular online que acumulou mais de 11 mil votos.

1º Concurso da Moqueca, em Salvador, destaca a riqueza gastronômica da Bahia
1º Concurso da Moqueca, em Salvador, destaca a riqueza gastronômica da Bahia

LEIA TAMBÉM:
Qual o melhor time do Nordeste na era dos pontos corridos?
Halo Solar: três cidades do Nordeste registram raro fenômeno
Nordestina está entre as 25 mulheres mais poderosas do mundo

O secretário de Turismo do Estado, Maurício Bacelar, realça a relevância do concurso como impulsionador do setor gastronômico e promotor da tradicional iguaria baiana. “A gastronomia é um dos fatores mais determinantes na escolha de um destino pelos viajantes. A Bahia possui uma culinária extremamente rica, liderada pela moqueca. Ao promover este concurso, estamos, de forma indireta, promovendo o destino Bahia, incentivando as pessoas a visitarem a Bahia para conhecer a rica gastronomia que temos, enraizada na cultura africana”, afirmou o secretário.

Siga-nos no Instagram @portalne9!
Participe do nosso grupo no Telegram!
Participe do nosso grupo no WhatsApp!

RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

- PUBLICIDADE -

Concursos e Empregos

CCJ do Senado aprova projeto de lei que libera cassino e bingo no país

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou nesta quarta-feira (19), por 14 votos a 12, o relatório sobre um projeto de...