O Nordeste Está Aqui!

InícioEntretenimentoMuseu da Imagem e do Som tem fim de semana com teatro,...

Museu da Imagem e do Som tem fim de semana com teatro, roda de conversa e concerto “As lendas da sanfona”

Na sexta, a sala imersiva recebe peça de teatro; roda de conversa no sábado discute direitos da pessoa idosa; domingo traz concerto em homenagem a grandes sanfoneiros

O Museu da Imagem e do Som do Ceará promove neste fim de semana uma programação diversificada, com peça de teatro, roda de conversa e concerto. Na sexta (21), a peça “Meus três irmãos mortos” será apresentada na sala imersiva a partir das 18h30. A classificação indicativa é de 16 anos. No sábado (22), haverá a roda de conversa “Direito da Pessoa Idosa: transversalidades para o bem viver”. Durante a roda, serão exibidas na fachada do MIS as imagens do projeto “Memórias de Permanência”, exposição fotográfica que apresenta o cotidiano das pessoas idosas residentes em Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs). A programação acontece das 18h às 19h30, na praça do MIS. Já no domingo (23), a Orquestra de Câmara Heitor Villa-Lobos realizará o concerto “As lendas da sanfona”, às 18h, na praça do MIS. Toda a programação é gratuita. O MIS integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, com gestão parceira do Instituto Mirante de Cultura e Arte.

- Continua depois da publicidade -

Roda de conversa “Direito da Pessoa Idosa: transversalidades para o bem viver” + exposição “Memórias de Permanência”

O Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, celebrado em 15 de junho, foi declarado pela Organização das Nações Unidas (ONU) e a Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa. A data é reafirmada desde 2006 com a realização de campanhas por todo o mundo com o objetivo de criar uma consciência mundial, social e política, da existência da violência contra a pessoa idosa. Este ano, a Secretaria de Cultura do Estado do Ceará, através do Instituto Dragão do Mar e do Instituto Mirante, se junta ao Ministério Público do Estado do Ceará em um esforço coletivo de visibilidade desta tão importante discussão.

Orquestra_Juruviara_ThiagoMatine
Orquestra_Juruviara FOTO ThiagoMatine

LEIA TAMBÉM:
Estado do Nordeste cresce 24% e lidera produção industrial no Brasil
Conheça 11 cidades de frio do Nordeste
Saída do El Niño e vinda de La Niña remexerá clima do Nordeste

Sob o selo “Queremos Envelhecer”, estão uma gama de diversificadas programações de várias instituições que tomam a cidade e convidam a refletir sobre os direitos da pessoa idosa. Convida também, a desconstruir estereótipos, a perceber e discutir o etarismo e a participar da construção de um bem viver que tem a inclusão como premissa básica.

O Museu da Imagem e do Som do Ceará junta-se a essa luta e realiza, no dia 22 de junho, a roda de conversa “Direito da Pessoa Idosa: transversalidades para o bem viver”. Participam o promotor de justiça Alexandre Oliveira, que atua na 1ª Promotoria de Justiça da Pessoa Idosa e da Pessoa com Deficiência de Fortaleza; a promotora Camila Bezerra de Menezes Leitão de Pinho Pessoa, com atuação na tutela coletiva e individual da pessoa idosa e atualmente Coordenadora do Centro de Apoio Operacional da Cidadania- CAOCIDADANIA do Ministério Público do Estado do Ceará; Vejuse Alencar Oliveira, presidente da Associação Cearense Pró-Idosos – ACEPI; e Maria Erivany Soares da Silva, presidente da Associação dos Ferroviários Aposentados do Ceará (AFAC)e militante ativa pelos direitos dos idosos. O intuito é promover um diálogo amplo que traga a pessoa idosa para o lugar de visibilidade e protagonismo, de sujeito de sua existência, e, ainda, discutir o papel do Estado na garantia de direitos e de toda a sociedade na perspectiva de conhecimento, reconhecimento, respeito e inclusão. O evento acontece na praça do MIS, das 18h às 19h30.

LEIA TAMBÉM:
IBGE: Paraíba lidera crescimento no Nordeste do Setor de Serviços
Médica do RN improvisa e salva bebê com embalagem de bolo
São João de CG tem recorde de público e a maior quadrilha do mundo

Nordeste dispara 3,2% e é a região que mais cresce no Brasil

Concerto “As lendas da sanfona”

Um passeio pela vida e obra de três mestres da sanfona brasileira – Luiz Gonzaga, Sivuca e Dominguinhos – que tinham em comum, além do amor pela música, a região nordeste como berço natal. Essa é a proposta do projeto “Luiz Gonzaga: a lenda da sanfona” que acontece no domingo (23), às 18h, na praça do MIS, com a apresentação do concerto “As lendas da sanfona”, pela Orquestra de Câmara Heitor Villa-Lobos, sob a regência do maestro Leonardo Sidney. O evento é gratuito e de classificação livre.

Serviço

– Meus três irmãos mortos

Data: 21 de junho (sexta) / 28 de junho (sexta)

Horário: 18h30 às 19h20

Local: sala imersiva

Classificação indicativa: 16 anos

Gratuito

– Roda de conversa “Direito da Pessoa Idosa: transversalidades para o bem viver” + exposição “Memórias de Permanência”

Data: 22 de junho (sábado)

Horário: 18h às 19h30

Local: Praça do MIS

Gratuito.

– Concerto  “As lendas da sanfona” com Orquestra de Câmara Heitor Villa-Lobos

Data: 23 de junho (domingo)

Horário: 18h às 19h

Local: Praça do MIS

Gratuito.

 

 

 

 

 

Siga-nos no Instagram @portalne9!
Participe do nosso grupo no Telegram!
Participe do nosso grupo no WhatsApp!

RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

- PUBLICIDADE -

Concursos e Empregos

Inscrições MOVER que conecta profissionais negros ao mercado terminam na próxima segunda-feira (25)

O evento acontece em Fortaleza, que pretende conectar pessoas negras em busca de oportunidades de trabalho e desenvolvimento profissional, é realizado em parceria com...