04 / 06 / 2024

O Nordeste Está Aqui!

InícioEsportesA história de que o gol mil de Pelé ocorreu no Nordeste

A história de que o gol mil de Pelé ocorreu no Nordeste

Pelé fez história com a marca dos mil gols. Mas há controvérsias sobre essa contagem porque, conforme levantamento, o milésimo gol aconteceu em João Pessoa, mas de forma equivocada foi contabilizado no estádio Maracanã, no Rio de Janeiro. Em 2023, a conquista do ‘gol mil’ completou 54 anos.

O gol mil de Pelé aconteceu no estádio que fica dentro da atual Vila Olímpica Parahyba, no Bairro dos Estados, em João Pessoa. De acordo com reportagem da Folha de São Paulo, depois de alguns  levantamentos e estudos, ficou constatado que o milésimo gol aconteceu no dia 14 de novembro de 1969 em João Pessoa, cinco dias antes do que foi feito contra o Vasco, no Maracanã. O goleiro argentino Andrada, do Vasco, não foi o que levou o gol mil, mas sim o goleiro brasileiro Lula, do Botafogo-PB.

- Continua depois da publicidade -

Antes disso, o rei do futebol e o time do Santos ainda jogaram em Salvador. Lá, Pelé teve um lance antológico ao driblar o goleiro, chutar a gol e só não ter feito do gol porque o zagueiro do Bahia tirou a bola em cima da linha. O lance levou a torcida tricolor a vaiar seu próprio jogador por ter evitado o gol mil na terra do axé.

E o jogo em João Pessoa

Em João Pessoa, o Santos de Pelé disputava uma partida contra o Botafogo-PB, em partida válida pela Taça Brasil de 1969. Estádio lotado, todo mundo querendo ver o rei e o tão esperado mil gols. A partida já estava 2 a 0 para o Santos com gols marcados por Manoel Maria. No segundo tempo, aos 21 minutos, o ponta passou por três adversários e foi derrubado dentro da área pelo quarto-zagueiro Lando. Pelé cobrou o pênalti marcado e fez o seu até então gol 999. A euforia dos paraibanos foi tamanha. O desejo de todos pelo milésimo gol era nítida. Como a partida já estava faturada, a diretoria do Santos desejava por um palco maior para celebrar o milésimo gol. Então a solução foi colocar o maior jogador de futebol no gol para ele não fizesse mais gols.

O legado de Pelé vai muito além do futebol.

 

 

Por que a contagem estava errada

A contagem dos gols de Pelé ocorria entre funcionários do Santos e jornalistas, com registros das partidas oficias e não oficiais, sempre separando cada uma.

A confusão sobre o gol mil se deve ao fato de que, anos depois, uma consultoria contratada para recontar todos os gols de Pelé ter encontrado um tento que o camisa 10 marcou em uma partida oficial jogando pela seleção do exército.

Assim, quando Pelé marcou outro pênalti contra o Vasco no Maracanã, no dia 19 de novembro de 1969, aquele seria o gol 1.001.

A repercussão do verdadeiro gol mil

Em 2022, após a morte de Pelé aos 82 anos, o assunto voltou à tona. A imprensa paraibana deu ampla cobertura ao assunto. Jornais como a Folha de São Paulo também já tinha pautado o assunto. Na Paraíba, muitos políticos, torcedores e personalidades do futebol reivindicaram que o gol mil de Pelé tivesse o reconhecimento de que ocorreu na Paraíba, em homenagem ao seu legado e à sua memória.

 

Siga-nos no Instagram @portalne9!
Participe do nosso grupo no Telegram!
Participe do nosso grupo no WhatsApp!

RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

- PUBLICIDADE -

Concursos e Empregos

Nordeste comanda ranking CVC dos destinos mais procurados para as férias de julho

A operadora reforça a operação de voos exclusivos e bloqueios para algumas das cidades mais procuradas para o período, tanto em destinos nacionais quanto...