19 / 06 / 2024

O Nordeste Está Aqui!

InícioCotidianoA volta por cima de Padre Cícero: de quase excomungado a herói...

A volta por cima de Padre Cícero: de quase excomungado a herói da pátria

O Brasil tem uma rica história de personagens que marcaram a sua trajetória com atos de coragem, fé e amor. Um deles é o padre Cícero Romão Batista, que acaba de ser reconhecido como um dos Heróis e Heroínas da Pátria, através de uma lei sancionada pelo presidente Lula. Ele também está passando por um processo para ser beatificado pelo Vaticano.

Padre Cícero foi um líder religioso que dedicou sua vida à difusão da doutrina católica, ao aconselhamento espiritual e à pregação da palavra de Deus. Ele nasceu em 1844, na cidade de Crato, no Ceará, e desde cedo manifestou sua vocação sacerdotal. Aos 26 anos foi ordenado padre e aos 28 anos fixou residência em Juazeiro do Norte, onde iniciou sua obra evangelizadora.

- Continua depois da publicidade -

LEIA TAMBÉM:

Bola de fogo no céu de capital do Nordeste intriga população
Como uma cidade do Nordeste se tornou o destino dos sonhos
– A saga de uma estrela do Rock que trocou tudo pelo sossego do Nordeste

O milagre

Em 1889, ele protagonizou um episódio que mudaria sua história: uma hóstia que teria se transformado em sangue durante a comunhão geral na Capela de Nossa Senhora das Dores, conduzida por ele. Esse fato foi considerado seu primeiro milagre e atraiu a atenção de milhares de fiéis, que passaram a peregrinar até Juazeiro do Norte em busca de bênçãos e graças.

No entanto, a Igreja Católica não reconheceu o milagre, suspendeu as ordens sacerdotais de padre Cícero, e inicou uma série de investigações que quase culminou em sua excomungação. Ele apelou ao Vaticano pela revogação da pena, mas não obteve sucesso. Mesmo assim, ele continuou exercendo sua influência religiosa e social na região.

Padim Ciço é um ícone da cultura nordestina.

História na política

Além de ser um líder espiritual, padre Cícero também foi um líder político. Ele foi prefeito de Juazeiro do Norte, deputado federal e vice-governador do Ceará. Ele defendia os interesses do povo nordestino e lutava contra as injustiças sociais. Ele faleceu em 1934, aos 90 anos, deixando um legado de fé e esperança para seus devotos.

Padre Cícero é considerado um santo popular, principalmente no Nordeste, antes mesmo de sua canonização pela Igreja Católica. Ele é venerado como o Padim Ciço, o protetor dos pobres e dos sofredores. Seus milagres são testemunhados por muitos que recorrem à sua intercessão. Em 1973, ele foi canonizado pela Igreja Católica Apostólica Brasileira, baseada na devoção dos nordestinos ao líder religioso. Em 2022, ele foi beatificado pela Cúria Romana, dando início ao processo de canonização oficial.

LEIA TAMBÉM:
A volta por cima de Padre Cícero: de quase excomungado a herói da pátria
Nasa escolhe cidade do Nordeste para transmitir eclipse ao vivo
Conheça a história da cidade no Nordeste que mudou de nome para Nossa Senhora Aparecida

Herói da pátria

Com a lei publicada nesta quarta-feira (11), padre Cícero é imortalizado em mais uma iniciativa, que o incluiu no Livro de Aço, abrigado no Panteão da Pátria, em Brasília, onde estão registrados nomes como o de Chico Xavier, Irmã Dulce e Zumbi dos Palmares. Com seu nome, são ao todo 66 Heróis e Heroínas da Pátria que tiveram o reconhecimento por terem dedicado suas vidas a um Brasil melhor.

Padre Cícero é um exemplo de fé, caridade e patriotismo. Ele é um herói da pátria e um santo do povo. Ele merece nossa admiração e respeito.

 

 

 

 

Siga-nos no Instagram @portalne9!
Participe do nosso grupo no Telegram!
Participe do nosso grupo no WhatsApp!

RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

- PUBLICIDADE -

Concursos e Empregos

Projeto vai preservar manuscritos de José Américo de Almeida

Documentos manuscritos do renomado escritor e ex-ministro José Américo de Almeida estão sendo digitalizados por uma equipe de pesquisadores da Fundação Casa de José...