04 / 06 / 2024

O Nordeste Está Aqui!

InícioCotidianoAeroporto do Nordeste conquista Prêmio Internacional

Aeroporto do Nordeste conquista Prêmio Internacional

O Aeroporto de Juazeiro do Norte (JDO), no Ceará, administrado pela concessionária Aena Brasil, conquistou uma premiação internacional. Trata-se do Prêmio Innova, que reconheceu a excelência do terminal nordestino na categoria de Meio Ambiente.

Esse reconhecimento veio graças a um inovador projeto de eficiência hídrica implementado no aeroporto, que demonstra um compromisso exemplar com a sustentabilidade e o uso inteligente dos recursos naturais.

- Continua depois da publicidade -

Eficiência Hídrica: Um Modelo de Sustentabilidade

A iniciativa premiada no Aeroporto de Juazeiro do Norte se baseia no reaproveitamento inteligente da água. Utilizando um sistema integrado que abrange as estações de tratamento de água (ETA) e de esgoto (ETE), o projeto garante o reaproveitamento de cada gota de água ao máximo. A captação da água pluvial ocorre por um sistema de calhas nos telhados. Após o tratamento, a água tem sua utilização nas instalações do aeroporto.

Além disso, o tratamento do esgoto é realizado dentro do próprio aeroporto, eliminando a necessidade de envio para a rede pública. A água tratada, que anteriormente era descartada em um sumidouro natural, agora é reaproveitada para irrigação, banheiros e uso em caminhões de bombeiros. Este sistema eficiente não só promove a sustentabilidade ambiental, mas também resulta em uma significativa redução de custos, estimada em 15% dos gastos anuais do aeroporto.

Impacto e Reconhecimento

O Prêmio Innova celebra inovações e práticas de excelência no setor aeroportuário. E o reconhecimento do Aeroporto de Juazeiro do Norte é um exemplo em termos de gestão sustentável dos recursos hídricos. A conquista ressalta a importância de práticas ambientais responsáveis e coloca o aeroporto cearense em destaque no cenário internacional.

LEIA TAMBÉM:
Paraíba tem 3,8 mil pequenos negócios na área de construção de edifícios
Nordeste é a região que mais vai crescer no Brasil, diz estudo
Bahia e Sport lideram pesquisa de maiores torcidas do Nordeste
Conheça o empreendimento bilionário de Neymar no Nordeste

Exemplo de sustentabilidade

E que este passo importante de sustentabilidade seja um modelo para os demais. Ao mesmo tempo, este projeto destaca a importância de práticas ambientais inovadoras. E que sirva de inspiração para outros aeroportos e empresas do setor a adotarem medidas semelhantes. Todos ganham com isso e o Nordeste fica ainda mais em evidência.

InformaçõesDetalhe
Tamanho do Terminal de Passageiros2.500 m²
Tamanho da Pista1.800 m
AdministraçãoAena
Área de AtuaçãoCariri Cearense
Premiação InternacionalProjeto inovador de reaproveitamento de água pluvial

Siga-nos no Instagram @portalne9!
Participe do nosso grupo no Telegram!
Participe do nosso grupo no WhatsApp!

RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

- PUBLICIDADE -

Concursos e Empregos

Nordeste comanda ranking CVC dos destinos mais procurados para as férias de julho

A operadora reforça a operação de voos exclusivos e bloqueios para algumas das cidades mais procuradas para o período, tanto em destinos nacionais quanto...