O Nordeste Está Aqui!

InícioAcontece no NordesteAve ameaçada de extinção volta a aparecer no Nordeste

Ave ameaçada de extinção volta a aparecer no Nordeste

A Jandaia verdadeira, uma ave ameaçada de extinção e símbolo do Ceará, voltou a ser avistada em Fortaleza. Com um canto peculiar e uma coloração vibrante, a Aratinga jandaya, cujo nome em tupi significa periquito barulhento, foi vista em um bairro específico da cidade, para a surpresa e alegria dos moradores locais.

Características da Jandaia Verdadeira

A jandaia verdadeira é facilmente reconhecível por suas cores distintas:

- Continua depois da publicidade -
  • Cabeça e pescoço: Amarelos
  • Entorno dos olhos e do bico: Alaranjado
  • Manto e asas: Verdes

Os moradores relataram a presença de cerca de 20 jandaias na área verde do bairro, onde as aves fizeram ninhos nos ocos das carnaúbas, uma árvore também simbólica do Ceará.

Esforços de Preservação

A comunidade local está se mobilizando para manter o bairro preservado e o meio ambiente bem cuidado, contribuindo para o retorno da jandaia verdadeira. De acordo com os moradores, a princípio observou-se apenas dois pássaros. Contudo, o número  aumentou gradativamente.

Desafios para a Espécie

O biólogo Fábio Nunes, gerente de programa da Aquasis, explicou que o desaparecimento da jandaia verdadeira resulta de uma política de defaunação, que levou à extinção ou diminuição populacional de várias espécies animais em seus habitats naturais. A jandaia verdadeira, que se alimenta de sementes, castanhas e frutos. Por conta disso, alguns consideravam ela como uma praga agrícola e, por isso, foi alvo de caça. A comercialização ilegal da ave como animal de estimação também contribuiu para sua redução.

Ações de Conservação

Para garantir que a jandaia verdadeira continue presente em Fortaleza, é crucial evitar a captura e o aprisionamento da ave. “A captura é a principal ameaça para a espécie. Quando não há capturas, mesmo com alguns percalços, eles conseguem se desenvolver”, afirmou Fábio Nunes. A captura retira os reprodutores da natureza, o que rapidamente diminui a população.

A Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema) incluiu a jandaia verdadeira em diversas ações do Plano de Ação para a Conservação das Espécies Ameaçadas da Região Costeiro Marinha, que está em fase de conclusão.

Tabela: Características da Jandaia Verdadeira

Nome ComumNome CientíficoCorpoCabeça e PescoçoEntorno dos Olhos e BicoManto e Asas
Jandaia VerdadeiraAratinga jandayaAmareloAmareloAlaranjadoVerde

 

LEIA TAMBÉM:
Nordeste bate 2 recordes na geração de energia eólica
Lei Maria da Penha: 18 anos no combate à violência doméstica
Grupo de Investimentos passa a operar no Nordeste e escolhe João Pessoa como sede
Por que a transição energética vai mudar a cara do Nordeste?
Nordeste tem 10 destinos com mais procura no 2º semestre
Quais esportes não poderiam faltar se as Olimpíadas fossem no Nordeste?

Em suma, o reaparecimento da jandaia verdadeira em Fortaleza é um sinal positivo dos esforços de preservação. Ao mesmo tempo, é um lembrete da importância de proteger nossas espécies nativas. Dessa forma, a comunidade local, em parceria com biólogos e autoridades ambientais, está desempenhando um papel crucial na recuperação dessa ave. Assim, demonstra que a colaboração e a conscientização podem fazer a diferença na conservação da biodiversidade.

Siga-nos no Instagram @portalne9!
Participe do nosso grupo no Telegram!
Participe do nosso grupo no WhatsApp!

RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

- PUBLICIDADE -

Concursos e Empregos

Inscrições MOVER que conecta profissionais negros ao mercado terminam na próxima segunda-feira (25)

O evento acontece em Fortaleza, que pretende conectar pessoas negras em busca de oportunidades de trabalho e desenvolvimento profissional, é realizado em parceria com...