19 / 06 / 2024

O Nordeste Está Aqui!

InícioPolíticaBahia recebe reunião do G20 Brasil 2024 com foco em desenvolvimento

Bahia recebe reunião do G20 Brasil 2024 com foco em desenvolvimento

Salvador será palco, entre os dias 27 e 29 de maio de 2024, da terceira reunião do Grupo de Trabalho (GT) de Desenvolvimento do G20. O evento, que ocorrerá no Centro de Convenções de Salvador, focará nas ações do G20 em relação à Agenda 2030 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

A Agenda 2030, inclui 17 objetivos e 169 metas voltadas para erradicar a pobreza, proteger o meio ambiente e promover a prosperidade global

A capital baiana também será sede de outros encontros do G20 em 2024, como a reunião do Grupo de Trabalho de Saúde (2 a 6 de junho) e a Reunião Ministerial de Cultura (4 a 6 de novembro). O Brasil assumiu a presidência do G20 em 1º de dezembro de 2023, com um mandato de um ano, e estabeleceu três prioridades: (I) combate à fome, pobreza e desigualdade; (II) desenvolvimento sustentável nas dimensões econômica, social e ambiental; e (III) reforma das instituições de governança global. O G20 é composto pelas maiores economias do mundo, incluindo 19 países, a União Africana e a União Europeia.

- Continua depois da publicidade -

A reunião do GT de Desenvolvimento abordará três temas prioritários:

(I) redução das desigualdades;

(II) acesso à água e saneamento; 

(III) cooperação trilateral para o desenvolvimento sustentável.

Durante o encontro em Salvador, o Grupo de Trabalho apresentará quatro estudos: o Banco Mundial elaborará um relatório sobre políticas de inclusão para mulheres e grupos marginalizados; a Unicef focará no combate à pobreza infantil e desigualdades através de políticas inclusivas; a OIT e o Ipea abordarão a redução das desigualdades raciais no mercado de trabalho; e a Cepal analisará o custo das desigualdades.

Esses estudos deverão ser discutidos na reunião de Ministros do Desenvolvimento do G20, prevista para 22 e 23 de julho no Rio de Janeiro, e posteriormente apresentados na Cúpula Social do G20 (Rio de Janeiro, 14 a 16 de novembro), que reunirá a sociedade civil antes da Cúpula de Chefes de Estado e de Governo do G20.

LEIA TAMBÉM:
Paraíba tem 3,8 mil pequenos negócios na área de construção de edifícios
Nordeste é a região que mais vai crescer no Brasil, diz estudo
Bahia e Sport lideram pesquisa de maiores torcidas do Nordeste
Conheça o empreendimento bilionário de Neymar no Nordeste

Outro tema central do GT é a promoção da cooperação trilateral, um modelo que envolve múltiplos parceiros e busca benefícios conjuntos para todos os envolvidos, diferindo dos arranjos tradicionais de um doador e um receptor. O Brasil, por exemplo, tem parceiros tradicionais de cooperação trilateral dentro do G20, como Alemanha, Japão, França e Reino Unido.

Siga-nos no Instagram @portalne9!
Participe do nosso grupo no Telegram!
Participe do nosso grupo no WhatsApp!

RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

- PUBLICIDADE -

Concursos e Empregos

Projeto vai preservar manuscritos de José Américo de Almeida

Documentos manuscritos do renomado escritor e ex-ministro José Américo de Almeida estão sendo digitalizados por uma equipe de pesquisadores da Fundação Casa de José...