08 / 05 / 2024

O Nordeste Está Aqui!

InícioCotidianoBrasil corre para ter vacina contra dengue em grande escala

Brasil corre para ter vacina contra dengue em grande escala

Nesta segunda-feira (5), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom, se reuniram no Palácio do Planalto para discutir importantes parcerias no campo da saúde. O encontro abordou temas como a eliminação de doenças, a produção de vacinas brasileiras contra a dengue e a presidência brasileira do G20.

A ministra da Saúde, Nísia Trindade, também esteve presente na reunião, que teve como destaque a possibilidade do Brasil se tornar um fornecedor de vacinas contra a dengue. Tedros Adhanom mencionou que o Instituto Butantan e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) poderiam desempenhar um papel crucial nesse processo. Atualmente, a única vacina disponível no Sistema Único de Saúde (SUS) é a Qdenga, produzida por um laboratório japonês.

- Continua depois da publicidade -

Além disso, a OMS expressou seu apoio ao Brasil na luta contra outras doenças. No radar estão a tuberculose, hanseníase, doença de Chagas e doenças transmitidas de mãe para filho, incluindo o HIV. Essas doenças, muitas vezes determinadas socialmente, são alvos prioritários para a organização.

Compromisso em combater doenças

Na próxima quarta-feira (7), Tedros Adhanom participará, juntamente com a ministra Nísia Trindade, do lançamento de um programa nacional de combate a essas doenças, demonstrando o compromisso conjunto no enfrentamento desses desafios de saúde pública.

Outro ponto discutido foi a presidência brasileira do G20, que inclui um grupo de trabalho dedicado à saúde. Também foram abordados os esforços internacionais para a prevenção, preparação e resposta a pandemias, nos quais o Brasil desempenha um papel significativo.

Em nota, o Palácio do Planalto destacou a importância do diálogo entre Lula e Adhanom. Desse modo, ressaltando o apoio da OMS ao Brasil e a necessidade de discutir o financiamento da saúde. O presidente Lula enfatizou a importância de uma política tributária eficaz para ampliar os recursos destinados ao setor da saúde. Assim, visando garantir o acesso universal a serviços de qualidade.

Foto: Prefeitura de Dourados

Siga-nos no Instagram @portalne9!
Participe do nosso grupo no Telegram!
Participe do nosso grupo no WhatsApp!

RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

- PUBLICIDADE -

Concursos e Empregos

Nordeste tem 5 times no TOP 20 do ranking digital de clubes

No cenário do futebol brasileiro, a competitividade vai além das quatro linhas; ela também se estende às redes sociais. Um recente levantamento do IBOPE...