04 / 06 / 2024

O Nordeste Está Aqui!

InícioCidadesSalvadorCapital no Nordeste ganha Comitê de Afroturismo

Capital no Nordeste ganha Comitê de Afroturismo

A capital com a maior população negra fora da África vai ganhar um Comitê de Afroturismo. Nesta segunda-feira (20), o prefeito de Salvador, Bruno Reis, assinou o decreto que oficializa a criação desta iniciativa. A cerimônia de assinatura ocorreu durante o lançamento do “Rolê Afro – Guia de Afroturismo de Salvador”. Este projeto busca promover e valorizar os locais, manifestações artísticas e culturais que refletem a herança dos diversos povos africanos que moldaram a cidade.

O Lançamento do Rolê Afro

O evento marcou um momento significativo para o afroturismo na capital baiana. O “Rolê Afro – Guia de Afroturismo de Salvador” é uma iniciativa do Plano de Desenvolvimento do Afroturismo, elaborado pela Prefeitura de Salvador em colaboração com as secretarias municipais de Cultura e Turismo (Secult) e da Reparação (Semur), com o apoio do Prodetur Salvador.

- Continua depois da publicidade -

Detalhes do Guia

O guia inclui 30 pontos de visitação e 11 roteiros de experiência afrocentrados. Contudo, esses roteiros foram cuidadosamente desenvolvidos para destacar a rica tapeçaria cultural de Salvador, refletindo a fusão de diversas tradições africanas que deixaram uma marca indelével na cidade. Os pontos de visitação abrangem uma variedade de locais emblemáticos, desde centros culturais e museus até bairros históricos e mercados.

Palavras do Prefeito

Durante o seu discurso na cerimônia, o prefeito Bruno Reis destacou a importância desta iniciativa para a cidade:

“Nós estamos dando um passo além. Salvador é conhecida no Brasil e no mundo pela sua gastronomia, pelas suas belezas naturais e pelo seu rico patrimônio arquitetônico e cultural”, afirmou o prefeito. “Esse legado nós vamos deixar para a cidade, ela ser reconhecida pelo o que foi e sempre será o seu principal ativo: a influência da cultura afro. O fato de ser a cidade mais negra fora da África e ter muito orgulho disso.”

Reis enfatizou que o guia não apenas atrairá mais turistas, mas também enriquecerá a experiência dos visitantes: “Com esse guia, o objetivo é atrair e oferecer mais conteúdos para os turistas ficarem na cidade. Esses roteiros vão, sem sombra de dúvidas, potencializar ainda mais a nossa cidade.”

Um Passo Importante para o Afroturismo

A criação do Comitê de Afroturismo e o lançamento do guia representam um avanço significativo para a promoção do turismo cultural em Salvador. Este esforço é um reconhecimento do valor da herança africana na formação da identidade da cidade. Ao mesmo tempo é um passo importante para garantir que essa rica história continue tenha sempre reconhecimento mundo afora.

O comitê terá a missão de coordenar e implementar políticas e ações voltadas para o fortalecimento do afroturismo, promovendo a inclusão e o reconhecimento das contribuições afrodescendentes na cultura soteropolitana.

Conclusão

Em suma, com sua rica história e vibrante cultura afro-brasileira, Salvador se posiciona como um destino de destaque no cenário do afroturismo global. O lançamento do “Rolê Afro – Guia de Afroturismo de Salvador” e a criação do Comitê de Afroturismo são passos fundamentais para preservar e celebrar essa herança. Desse modo, atraindo turistas e oferecendo uma experiência enriquecedora e autêntica da cidade mais negra fora da África.

Siga-nos no Instagram @portalne9!
Participe do nosso grupo no Telegram!
Participe do nosso grupo no WhatsApp!

RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

- PUBLICIDADE -

Concursos e Empregos

Férias de julho: Nordeste tem os 5 destinos mais buscados

O Nordeste, com suas praias paradisíacas e rica herança cultural, continua a encantar turistas de todo o mundo. A região é o destino mais...