21 / 06 / 2024

O Nordeste Está Aqui!

InícioCotidianoCidade do Nordeste registra chuva de granizo; veja imagens

Cidade do Nordeste registra chuva de granizo; veja imagens

A cidade de Barra, no oeste da Bahia, foi atingida por um forte temporal na noite da última segunda-feira (20). A chuva, acompanhada de ventos fortes e granizo, causou alagamentos e queda de árvores. Além disso, provocou danos em telhados e interrupção no fornecimento de energia elétrica e internet em alguns locais.

- Continua depois da publicidade -

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o volume de chuva entre 17h e 20h foi de 32,2 milímetros e a velocidade do vento atingiu 31 km/h. Moradores relataram que o granizo era do tamanho de uma moeda de um real e que durou cerca de 15 minutos.

A prefeitura de Barra emitiu uma nota informando que a Secretaria de Infraestrutura deu suporte aos pontos críticos e que entrou em contato com a Neonergia Coelba, concessionária responsável pelo fornecimento de energia elétrica no estado, para remover os postes e fios caídos. A prefeitura também alertou a população para não se aproximar dos locais em que há risco de choques elétricos.

O temporal surpreendeu os moradores, que não esperavam uma chuva tão intensa e com granizo. Alguns registraram o fenômeno e compartilharam nas redes sociais. Veja algumas imagens do temporal em Barra.

LEIA TAMBÉM:
Cinco destinos ‘fora da curva’ para curtir o carnaval no Nordeste
Lampião: Herói ou bandido? Novas teorias reacendem discussão

Como se forma uma chuva de granizo

  • Uma chuva de granizo é um tipo de precipitação atmosférica que consiste em pedras de gelo que caem do céu.
  • A princípio, essas pedras de gelo se formam no interior das nuvens de tempestade chamadas cumulonimbus.
  • As nuvens cumulonimbus se formam em condições de tempo muito instável, onde há calor intenso e grande disponibilidade de umidade na atmosfera.
  • Ao mesmo tempo, dentro dessas nuvens, há correntes de ar ascendentes e descendentes que carregam as gotículas de água para cima e para baixo.
  • Nas partes mais altas da nuvem, onde a temperatura é muito baixa (em média -40 ºC), as gotículas de água se congelam e se transformam em cristais de gelo.
  • Esses cristais de gelo se chocam com outras gotas de água líquida ou congelada e vão aumentando de tamanho e de peso.
  • Por fim, os cristais de gelo pesam demais e caem em direção ao solo, formando a chuva de granizo.
  • As chuvas de granizo podem causar muitos danos materiais e humanos, como destruição de lavouras, carros, construções e ferimentos em pessoas e animais.

Siga-nos no Instagram @portalne9!
Participe do nosso grupo no Telegram!
Participe do nosso grupo no WhatsApp!

RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

- PUBLICIDADE -

Concursos e Empregos

Centro Histórico de Salvador têm programação de São João

Os festejos juninos no Centro Histórico da capital baiana 2024 reúnem uma programação variada com diversas atrações na Praça da Cruz Caída e Santo...