19 / 06 / 2024

O Nordeste Está Aqui!

InícioCotidianoCinco mães do Nordeste que inspiram e marcaram época

Cinco mães do Nordeste que inspiram e marcaram época

No vibrante e diversificado Nordeste brasileiro, muitas mulheres se destacaram por suas histórias de resiliência, luta e amor. Em homenagem ao Dia das Mães, vamos celebrar cinco mães nordestinas que não só criaram seus filhos com dedicação, mas também marcaram profundamente suas comunidades e o país. De ativistas a santas, essas mulheres são verdadeiras fontes de inspiração.

1. Irmã Dulce – A Santa Mãe dos Pobres

Nascida em Salvador, Bahia, Maria Rita de Souza Brito Lopes Pontes, conhecida como Irmã Dulce e posteriormente canonizada como Santa Dulce dos Pobres, foi uma das figuras mais carismáticas e amorosas do Brasil. Embora não tenha tido filhos biológicos, Irmã Dulce foi uma mãe para os pobres, doentes e desamparados. Fundou a Obras Sociais Irmã Dulce (OSID), uma instituição que até hoje é um importante centro de assistência social no Nordeste. Seu legado é um testemunho de compaixão e cuidado incondicional.

- Continua depois da publicidade -

2. Elizabeth Teixeira – A Guerreira de Sapé

Elizabeth Teixeira é um símbolo de resistência e luta pela justiça social no Brasil. Viúva de João Pedro Teixeira, líder das Ligas Camponesas em Sapé, Paraíba, ela continuou o trabalho de seu marido após seu assassinato em 1962. Mesmo enfrentando a perseguição e a prisão, Elizabeth nunca desistiu de lutar pelos direitos dos trabalhadores rurais, criando seus 11 filhos em um ambiente de resistência e esperança.

3. Nísia Floresta

Nísia Floresta Brasileira Augusta, pseudônimo de Dionísia Gonçalves Pinto, foi uma figura emblemática na história do Brasil. Nascida em 12 de outubro de 1810, em Papari, atual Nísia Floresta, no Rio Grande do Norte, ela se destacou como educadora, escritora e poetisa, sendo pioneira na educação feminista no país. Com uma trajetória marcada pelo protagonismo nas letras, no jornalismo e nos movimentos sociais, Nísia defendeu ideais abolicionistas, republicanos e, principalmente, feministas, influenciando a prática educacional brasileira e rompendo os limites sociais impostos às mulheres da época. Além de sua contribuição intelectual, Nísia também foi mãe, equilibrando sua vida pessoal com sua intensa atividade intelectual e social

4. Anna Nery – A Pioneira da Enfermagem no Brasil

Anna Justina Ferreira Nery, mais conhecida como Anna Nery, nasceu na cidade de Cachoeira, Bahia. Viúva e mãe de três filhos, Anna fez história durante a Guerra do Paraguai ao se voluntariar como enfermeira. Em reconhecimento ao seu trabalho pioneiro e dedicação aos soldados brasileiros, seu nome foi dado à primeira escola de enfermagem do Brasil, a Escola Anna Nery. Sua coragem e altruísmo estabeleceram um novo padrão para a enfermagem no Brasil e a posicionaram como um modelo de compaixão e dedicação.

LEIA TAMBÉM:
Como o Nordeste se uniu para ajudar o Rio Grande do Sul
Nordeste recebe carrada da gigante chinesa BYD
Aeroporto do Nordeste terá corridas de rua em suas pistas

5. Nise da Silveira – Uma Revolucionária da Psiquiatria

Nascida em Maceió, Alagoas, Nise da Silveira foi uma psiquiatra notável que desafiou as práticas convencionais de tratamento psiquiátrico de sua época, rejeitando a agressividade dos métodos então utilizados. Em vez disso, introduziu o uso da terapia ocupacional e da arte terapia, proporcionando uma abordagem mais humana e eficaz no tratamento de transtornos mentais. Como mãe da reforma psiquiátrica no Brasil, Nise deixou um legado de tratamento humanizado que ainda é seguido hoje.

LEIA TAMBEM:
Fortaleza recebe evento que visa impulsionar o comércio eletrônico na região
Estados do Nordeste vivem diminuição dos casos de dengue
Mãe e Filha acham o sucesso com restaurante de Cuscuz em SP

Em suma, essas cinco mães do Nordeste são apenas algumas das muitas mulheres incríveis que moldaram e continuam a influenciar positivamente suas comunidades e o país. Ao mesmo tempo, suas histórias de vida nos inspiram a lutar com determinação, amar com compaixão e viver com propósito.

 

Siga-nos no Instagram @portalne9!
Participe do nosso grupo no Telegram!
Participe do nosso grupo no WhatsApp!

RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

- PUBLICIDADE -

Concursos e Empregos

Projeto vai preservar manuscritos de José Américo de Almeida

Documentos manuscritos do renomado escritor e ex-ministro José Américo de Almeida estão sendo digitalizados por uma equipe de pesquisadores da Fundação Casa de José...