16 / 04 / 2024

O Nordeste Está Aqui!

InícioCotidianoCinco personalidades do Nordeste para inspirar você em 2024

Cinco personalidades do Nordeste para inspirar você em 2024

O Nordeste é uma região rica em cultura, história e diversidade. Suas paisagens, tradições, sabores e ritmos encantam e influenciam o Brasil e o mundo. Entre tantos talentos que nasceram ou viveram no Nordeste, selecionamos cinco personalidades que se destacaram em diferentes áreas e que podem servir de inspiração para você em 2024. Confira!

Zabé da Loca

Isabel Marques da Silva, mais conhecida como Zabé da Loca, foi uma das maiores flautistas do Brasil. Ela nasceu em Buíque, Pernambuco, e aprendeu a tocar pífano, uma flauta típica do Nordeste, com seu irmão. Por causa das dificuldades da vida, ela se mudou para uma caverna em Monteiro, Paraíba, onde viveu por 25 anos com seus dois filhos. Foi lá que ela ganhou o apelido de Zabé da Loca, que significa Isabel da Caverna.

- Continua depois da publicidade -

Em primeiro lugar, Zabé da Loca só foi descoberta pelo público em 2003, aos 79 anos, quando gravou seu primeiro CD, “Canto do Semi-Árido”, com composições próprias e uma versão de Asa Branca, de Luiz Gonzaga. Ela recebeu vários prêmios e homenagens, como a Ordem do Mérito Cultural e a Revelação da Música Brasileira. Ela morreu em 2017, aos 93 anos, deixando um legado de arte e resistência.

Zabé da Loca é um exemplo de que nunca é tarde para realizar seus sonhos e que a música pode transformar vidas.

Bixarte

Bianca Manicongo, mais conhecida como Bixarte, é uma cantora, compositora e rapper baiana. Ela começou a cantar aos 14 anos, influenciada pelo hip hop, pelo ragga e pela música afro-brasileira. Ela se tornou uma das vozes mais expressivas da cena musical independente de Salvador, com letras que abordam temas como empoderamento feminino, negritude, sexualidade e resistência.

Bixarte lançou seu primeiro álbum, “Bibi Perigosa”, em 2022, com sucessos como “Carta de Advertência”, “Xica Manicongo” e “Pitbull Sem Coleira”. Ela também participou de festivais nacionais. Dessa forma, ela é uma das revelações da música brasileira e uma das artistas mais promissoras para 2024. Ainda iniciou sua carreira como atriz, sendo contratada da Globo.

Bixarte é um exemplo de que a música pode ser uma forma de expressão, de luta e de celebração da diversidade.

Lázaro Ramos

Lázaro Ramos é um dos maiores atores brasileiros. Ele nasceu em Salvador, Bahia, em 1978, e se destacou na terceira geração do Bando de Teatro Olodum, grupo formado por atores negros, em Salvador. Ele ganhou notoriedade ao interpretar João Francisco dos Santos no filme “Madame Satã” (2002), que lhe rendeu elogios da crítica nacional e internacional.

Lázaro Ramos também brilhou em outros filmes, como “O Homem que Copiava” (2003), “Cidade Baixa” (2005), Ó Paí, Ó (2007) e “Medida Provisória” (2021), que marcou sua estreia como diretor. Na televisão, ele fez sucesso em séries como “Sexo Frágil” (2003), “Mister Brau” (2015) e “Aruanas” (2019), e em novelas como “Cobras & Lagartos” (2006), “Insensato Coração” (2011) e “Lado a Lado” (2012).

Lázaro Ramos é um exemplo de que a arte pode ser uma ferramenta de transformação social e de valorização da cultura negra.

Fabrício Lemos e Lisiane Arouca

Fabrício Lemos e Lisiane Arouca são um casal de chefs baianos que estão revolucionando a gastronomia do Nordeste. Atualmente, eles são os proprietários do Grupo Origem, em Salvador, que prezam pelo uso de ingredientes frescos, locais e sazonais, com uma cozinha criativa, autoral e contemporânea.

Fabrício Lemos se formou na escola de gastronomia francesa Le Cordon Bleu e trabalhou em diversos restaurantes nos Estados Unidos e no Brasil. Ele é especializado em pratos com frutos do mar, pescados e mariscos, que valorizam os sabores e as tradições do litoral baiano.

Assim também, Lisiane Arouca é formada em gastronomia pela Universidade Estácio Bahia e em chef de cozinha pelo Senac. Ela é responsável pela confeitaria dos restaurantes do grupo, criando sobremesas que misturam memória afetiva, técnica e inovação. Ela foi eleita a melhor chef confeiteira do Brasil em 2019 pela revista Prazeres da Mesa.

Sob o mesmo ponto de vista, Fabrício Lemos e Lisiane Arouca são um exemplo de originalidade e que a gastronomia pode ser uma forma de resgatar e reinventar a culinária regional, com qualidade e sabor.

Adalgisa Rodrigues Cavalcanti

Ela nasceu em Canhotinho, no interior pernambucano. A princípio, mudou para Recife ainda cedo, quando foi adotada pelos tios. Ao mesmo tempo, trabalhou como empregada doméstica, vendedora e representante comercial. Iniciou na política em 1930.

Dessa forma, em 1945 se candidatou e conseguiu se eleger para Assembleia Legislativa de Pernambuco. Tomou posse em janeiro de 1946, tornando-se a primeira mulher a ocupar uma cadeira naquela Assembleia. Primeiramente, apresentou o projeto para a população feminina. Nele, solicitava abono familiar do Estado às mães que tinham algum cargo público.

Além disso, após sua passagem pela política, continuou nos movimentos sociais até o fim da sua vida, 1998, aos 90 anos.

 

Adalgisa Rodrigues Cavalcanti é um exemplo de que as mulheres podem ocupar espaços tradicionalmente masculinos e que a politica pode ser uma ferramenta para o desenvolvimento e o bem-estar social.

Em resumo, essas são apenas algumas das personalidades do Nordeste que podem inspirar você em 2024. Além disso, há muitas outras que merecem ser conhecidas e valorizadas. Por fim, o Nordeste é uma região de muita riqueza e potencial, que tem muito a oferecer ao Brasil e ao mundo.

Siga-nos no Instagram @portalne9!
Participe do nosso grupo no Telegram!
Participe do nosso grupo no WhatsApp!

RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- PUBLICIDADE -

Mais Lidas

- PUBLICIDADE -

Concursos e Empregos

Nordeste vai ganhar hubs no Recife e em Natal do Grupo Leveros

O Grupo Leveros, com sede em Assis (SP) e especializado em soluções de climatização, planeja iniciar sua expansão pelo Brasil a partir do calor...