O Nordeste Está Aqui!

InícioDestaquesConsórcio Nordeste segue trabalhando. Estados do Nordeste discutem compras conjuntas para Educação.

Consórcio Nordeste segue trabalhando. Estados do Nordeste discutem compras conjuntas para Educação.

Representantes das secretarias de Educação de seis estados da região Nordeste – Bahia, Sergipe, Ceará, Rio Grande do Norte, Maranhã e Pernambuco – discutiram, nesta terça-feira ,3, no Instituto Anísio Teixeira (IAT), em Salvador (BA), ações para a realização de compras conjuntas de insumos e serviços para a Educação. Estes e os demais estados nordestinos fazem parte da Câmara Técnica Permanente de Compras e Licitações do Conselho Nacional de Secretários de Educação (CONSED). A iniciativa também faz parte da agenda do Consórcio Nordeste, que reúne os governadores em torno de ações em comum para a região, e objetiva otimizar a aplicação de recurso público.

O secretário da Educação do Estado da Bahia, Jerônimo Rodrigues, falou da importância da iniciativa. “Nós temos uma outra agenda voltada para o campo pedagógico, mas hoje, aqui, com a participação da secretaria executiva do Consórcio, a nossa expectativa é de fechamento de uma proposta de compras públicas. Naturalmente que temos uma lista com diversas opções de equipamentos e sistemas de avaliação. O nosso foco é em torno de quatro produtos que possamos comprar conjuntamente, a exemplo de kit escolar, carteiras e ar-condicionado. Esta iniciativa vai envolver o corpo técnico dos nove estados, com profissionais qualificados que irão fortalecer a unidade da Educação no Nordeste”, afirmou.

- Continua depois da publicidade -

A diretora geral da Secretaria da Educação da Bahia, Talita Nobre, explicou sobre os encaminhamentos do encontro. “Nesta reunião retomamos as pautas que foram validadas e discutidas pelos secretários que fazem parte do Consórcio Nordeste para darmos encaminhamentos a esta construção de aquisição coletiva de itens para a Educação. Estamos fechando um cronograma de execução, discutindo alguns tópicos que precisarão ser validados pelos secretários, para que a gente possa fechar os termos de referência e publicar alguns editais. Esta é uma pauta muito estratégica para o Nordeste. A Educação ganha muito com esta discussão, que trará mais eficiência na aquisição de itens que beneficiarão a nossa rede”, destacou.

Para o representante da Secretaria da Educação de Sergipe presente na reunião, José Dias Júnior, o consorcio é importante porque fortalece a região Nordeste, por implicar em consumir produtos em conjunto mais em conta, com mais eficiência para a área da educação. “Os nove Estados se reuniram, discutimos a melhor forma e estratégia para se realizar as compras do consórcio. O estado de Sergipe acredita e continuará participando desse novo sistema de consórcio’, afirma.

Fonte: Seduc com informações da Secretaria de Estado da Educação da Bahia

Siga-nos no Instagram @portalne9!
Participe do nosso grupo no Telegram!
Participe do nosso grupo no WhatsApp!

RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

- PUBLICIDADE -

Concursos e Empregos