05 / 06 / 2024

O Nordeste Está Aqui!

InícioEconomiaCooperativa de mel é responsável por geração de emprego e renda no...

Cooperativa de mel é responsável por geração de emprego e renda no Nordeste. Mel da Bahia para o mundo.

O mel da Bahia é fruto de desejo para o Brasil e parte do mundo. O Governo do Estado, através da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), investiu mais de R$3,4 milhões para construção de uma nova unidade de beneficiamento de mel, ampliação e reforma da unidade já existente, aquisição de equipamentos, melhorias na infraestrutura do entreposto, além de assistência técnica e adequações dos produtos.

O secretário de Desenvolvimento Rural, Osni Cardoso, fez visita técnica à cooperativa e reforçou a intenção da SDR de seguir investindo em experiências que fortalecem a mão de obra familiar. “Aqui no Nordeste II, a cultura do mel é bastante expressiva, se consagrando como uma alternativa de trabalho para muita gente. São toneladas de mel produzidas, que geram renda e movimentam a economia. A SDR é o braço do Governo do Estado que potencializa empreendimentos como este e valoriza a mão de obra do agricultor e agricultora familiar”, disse.
A Cooarp é um empreendimento da agricultura familiar, potencializado pelo Governo do Estado através do Projeto Bahia Produtiva, que atua há 22 anos no mercado da meliponicultura, movimentando a economia do território Semiárido Nordeste II.

- Continua depois da publicidade -

“Hoje a cooperativa conta com 270 cooperados, uma produção anual de mel de 600 toneladas e faz exportação indireta. Com a chegada dos investimentos do Governo do Estado, conseguimos melhorar nossas estruturas, a capacidade de produção e a apresentação e qualidade dos produtos”, conta o diretor. José Carlos, diretor da Cooperativa dos Apicultores de Ribeira do Pombal (Cooarp).
Com o montante de 18 funcionários diretos e marca própria, a ‘Melira’, hoje Cooarp é responsável pela exportação de cerca de 500 toneladas de mel para países como os Estados Unidos. Dentre os produtos comercializados, estão o mel em bisnagas, garrafas PET, sachês, vidros, baldes e tambor. Todos 100% puros e provenientes de um rigoroso processo de qualidade desde a sua etapa de produção, que também envolve o treinamento e capacitação dos apicultores, até o produto final.

A coordenadora da cooperativa, Taiane Paixão, explica que a chegada do projeto trouxe melhorias. “Conseguimos fazer a ampliação da produção e da área. Atualizamos o maquinário, que já estava antigo, e agora é eletrônico. Tivemos melhorias na mão de obra, no tempo de produção e na qualidade do nosso produto”.
O Bahia Produtiva é um projeto executado pela SDR, através da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), com apoio da Fundação Luís Eduardo Magalhães (FLEM) e cofinanciamento do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA).

REDAÇÃO com Ascom/SDR

Siga-nos no Instagram @portalne9!
Participe do nosso grupo no Telegram!
Participe do nosso grupo no WhatsApp!

RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

- PUBLICIDADE -

Concursos e Empregos

Conheça a startup nordestina que ajuda a realizar cirurgias

A startup maranhense Syn Saúde está revolucionando o acesso a cirurgias eletivas no Brasil. Fundada em 2021 por Ana Lemos e Dener Zandonadi, a empresa atua como uma facilitadora, conectando hospitais,...