05 / 06 / 2024

O Nordeste Está Aqui!

InícioEntretenimento'Duelo' de qual é o melhor Carnaval do Mundo sacode a web

‘Duelo’ de qual é o melhor Carnaval do Mundo sacode a web

Após intensos debates e rivalidades virtuais entre baianos e pernambucanos sobre qual estado possui o maior Carnaval do mundo, o governo da Bahia e o governo de Pernambuco uniram-se em uma colaboração nas redes sociais para celebrar a riqueza cultural e a diversidade do Carnaval nordestino.

A princípio, o ‘duelo’ ressurgiu nos últimos dias, com usuários das redes sociais, especialmente do Instagram e do X (antigo Twitter), têm discutido acaloradamente, apresentando argumentos em defesa de Salvador e Olinda como centros de folia incomparáveis. De um lado, os trios elétricos e os blocos afro da capital baiana; do outro, o imponente Galo da Madrugada, as tradicionais ladeiras de Olinda e as atrações do Marco Zero.

- Continua depois da publicidade -
O carnaval de Pernambuco não falta frevo.

E como foi essa ‘treta’?

Em uma postagem conjunta no Instagram, as contas oficiais dos governos estaduais declararam ao mesmo tempo: “Vocês devem estar acompanhando a trend, aqui nas redes sociais, com uma ‘disputa’ entre os carnavais e expressões culturais dos nossos estados, né? O fato é que, tanto a Bahia quanto Pernambuco são dois lindos territórios, cheios de cultura, arte e expressões sociais. Marcas de povos alegres, trabalhadores e criativos. Por isso, na disputa entre Bahia e Pernambuco, quem ganha mesmo é o Nordeste. Bora, Bahia! Dá-lhe, Pernambuco! Viva o Nordeste!”

No carnaval de Salvador os trios elétricos são atrações constantes.

Em suma, essa colaboração entre os dois estados ressalta não apenas a importância de suas tradições carnavalescas individuais, mas também a união e o espírito de celebração que caracterizam o Carnaval nordestino como um todo. Ao mesmo tempo, é uma demonstração de que, mais do que competição, o Carnaval é uma festa de inclusão. Dessa forma, podemos celebrar a diversidade e amor pela cultura nordestina.

 

 

Qual a diferença do carnaval de Salvador e de Recife/Olinda?

Tabela

Carnaval de SalvadorCarnaval Recife/Olinda
Circuito Dodô (Barra-Ondina): o mais famoso e badalado circuito de Salvador, com trios elétricos, camarotes e blocos de axé.Praça do Marco Zero: o palco principal do carnaval de Recife, com shows de artistas renomados, como Alceu Valença, Elba Ramalho e Lenine.
Circuito Osmar (Campo Grande): o mais tradicional e antigo circuito de Salvador, com desfiles de blocos afros, afoxés e samba-reggae.Pátio de São Pedro: um espaço histórico e cultural de Recife, com apresentações de maracatus, caboclinhos, frevos e orquestras.
Circuito Batatinha (Pelourinho): o mais alternativo e democrático circuito de Salvador, com marchinhas, baile de máscaras e bandas de sopro.Mercado da Boa Vista: um dos pontos mais animados do carnaval de Recife, com blocos líricos, troças carnavalescas e bonecos gigantes.
Casa do Carnaval: um museu interativo que conta a história e a cultura do carnaval de Salvador, com exposições, vídeos e oficinas.Carnaval de Olinda: um dos mais famosos e tradicionais do Brasil, com blocos de rua, bonecos gigantes e frevo.
Casa do Rio Vermelho: a antiga residência dos escritores Jorge Amado e Zélia Gattai, que se transforma em um espaço de arte e cultura durante o carnaval.Alto da Sé: um dos pontos mais altos e bonitos de Olinda, com uma vista panorâmica da cidade, barracas de artesanato e comidas típicas.

Siga-nos no Instagram @portalne9!
Participe do nosso grupo no Telegram!
Participe do nosso grupo no WhatsApp!

RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

- PUBLICIDADE -

Concursos e Empregos

Cinco coisas que tornam o Nordeste o ‘top’ do meio ambiente

O Nordeste do Brasil é um verdadeiro paraíso para os amantes da natureza e do meio ambiente. Com paisagens diversificadas que vão desde praias...