21 / 06 / 2024

O Nordeste Está Aqui!

InícioEconomiaEletrobras quer fornecer energia para projetos de hidrogênio no Maranhão

Eletrobras quer fornecer energia para projetos de hidrogênio no Maranhão

A Eletrobras, líder no setor de energia elétrica na América Latina, mantém uma forte presença no estado do Maranhão e na região Nordeste. Por meio do MoU (Memorando de Entendimento), a empresa se destaca como uma potencial provedora de soluções para indústrias que demandam alta utilização de energia elétrica.

Maranhão busca atrair investimentos para sua cadeia produtiva

O Governo do Maranhão  acaba de implementar o Programa Estadual de Hidrogênio Verde (PEH2V),  o estado  também vem destacando sua extensa rede ferroviária,  seu Porto estrategicamente localizado no Atlântico e suas linhas de transmissão como fatores propícios para desenvolvimento regional.

- Continua depois da publicidade -

Durante a assinatura do MoU, o governador do Maranhão, Carlos Brandão (PSB), enfatizou: “Precisamos nos preparar para o futuro, e a transição energética é o caminho. Temos condições excepcionais para a produção de hidrogênio verde.”

Hidrogênio na Eletrobras

No término do ano passado, a usina hidrelétrica de Itumbiara, operada por Eletrobras Furnas, localizada na divisa entre Minas Gerais e Goiás, alcançou a primeira certificação nacional de hidrogênio renovável concedida pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE). A produção acumulada atingiu duas toneladas até o final de 2023.

Atualmente, três iniciativas estão em andamento em Itumbiara: uma focada em pesquisas sobre novas tecnologias para produção de hidrogênio; outra relacionada à operação e manutenção, incluindo programas de capacitação profissional; e, por fim, um projeto de armazenamento em baterias.

No mês passado, a empresa também firmou um Memorando de Entendimento (MoU) com a filial brasileira da Paul Wurth, sediada em Luxemburgo, para estabelecer parcerias no mercado de produção e utilização de hidrogênio renovável em processos industriais.

REDAÇÃO com EP BR

Siga-nos no Instagram @portalne9!
Participe do nosso grupo no Telegram!
Participe do nosso grupo no WhatsApp!

RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

- PUBLICIDADE -

Concursos e Empregos

Hoje é o Dia Mundial do Skate: nomes, pistas e destaques do Nordeste

Na próxima sexta-feira, dia 21 de junho, será o Dia Mundial do Skate, e o Nordeste do Brasil, uma região conhecida por suas belas...