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Escolas Municipais do Nordeste recebem prêmio por projetos de educação pública

O Instituto Votorantim e o banco BV anunciaram recentemente os municípios vencedores da terceira edição do Prêmio PVE — iniciativa em conjunto com o BNDES para melhorar a qualidade da educação pública.

As iniciativas foram implementadas em municípios de Pernambuco, Piauí, Bahia e também no Goiás

Com o tema “Inovar hoje para transformar amanhã”, o projeto premiou ações desenvolvidas ao longo do último ano nos municípios onde o programa Parceria pela Valorização da Educação (PVE) foi implementado.

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Itapissuma e Ouricuri, em Pernambuco, ganharam na categoria Gestão Educacional, Simões, no Piauí, e Cachoeira, na Bahia, na categoria Gestão Escolar, enquanto Barro Alto, em Goiás, foi premiada na categoria Mobilização Social.

Criado em 2008 pelo Instituto Votorantim, com o apoio do banco BV e do BNDES, a Parceria pela Valorização da Educação (PVE) tem como objetivo melhorar a educação pública municipal através de um trabalho coletivo e integrado com as secretarias municipais de educação em áreas onde empresas do portfólio Votorantim estão presentes. Em 2023, o PVE apoiou 43 municípios em 12 estados, impactando diretamente mais de 156 mil estudantes.

“O banco BV, como parte do Grupo Votorantim, acredita no poder transformador da educação e nos benefícios de um trabalho multidisciplinar e em equipe. Por isso, participa do PVE e fortalece conexões e parcerias que aprimoram e ampliam as ações voltadas para a melhoria da educação municipal”, afirma Tiago Soares, gerente executivo de Marketing e ESG do banco BV.

Cloves Carvalho, Diretor do Instituto Votorantim, destaca a importância e o legado duradouro do PVE desde sua criação. “O PVE é uma solução em rede, construída por muitas mãos dedicadas a fazer da educação um fator de impacto positivo que atravessa gerações. Acreditamos que este é o caminho para um futuro justo e sustentável.”

Projetos premiados

Com o apoio do banco BV, os dois municípios vencedores na categoria Gestão Educacional — que contempla projetos que alcançam toda a rede municipal de ensino, irão receber uma Sala Maker destinada ao ensino de robótica e assessoria técnica para capacitação dos professores e utilização do espaço.

Itapissuma (PE), que participa do PVE por meio da Companhia Brasileira de Alumínio (CBA), foi premiado pela implantação de uma política de adaptação dos métodos de avaliação na educação inclusiva. Estendido a todas as escolas da rede, que soma 231 estudantes, a iniciativa permitiu a aplicação de avaliações pensadas a partir das especificidades de deficiências e transtornos de aprendizagem de cada aluno.

Em Ouricuri (PE), participante pela Auren, foi implementado um projeto de ampliação da oferta e demanda por ensino para atender alunos com transtornos de aprendizagem, deficiência e necessidade de investigação de diagnóstico. Como resultado, o número de estudantes assistidos pelo ensino especializado passou de 121 para 408.

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Na categoria Gestão Escolar, outra vertical considerada pelo PVE, as escolas receberão a doação de cinco mil livros doados pelo banco BV. Simões (PI) com o apoio da Auren, implementou um projeto de educação antirracista que inclui incentivo à leitura de livros de autores negros, além de atividades de acolhimento e formação do corpo docente.

Em Cachoeira (BA), por meio da Votorantim Cimentos, a Escola Rural de Belém implementou um projeto de busca e visita às famílias de estudantes com deficiência a fim de aumentar o engajamento e o senso de pertencimento destes alunos ao ambiente escolar. Ângelo Lopes, gestor escolar, reforça a importância e abrangência da ação.

Por fim, o último pilar analisado, Mobilização Social, reconhece iniciativas que conectam a comunidade local à escola. Barro Alto (GO) venceu a categoria ao implementar um projeto para a valorização de três quilombos localizados no município, despertando o interesse e a curiosidade dos moradores do entorno pela história do município.

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