21 / 06 / 2024

O Nordeste Está Aqui!

InícioCotidianoEstudantes do Nordeste inovam com sistema de reutilização de água

Estudantes do Nordeste inovam com sistema de reutilização de água

A inovadora proposta de um sistema de bombeamento, destinado a reutilizar a água proveniente de máquinas de lavar para irrigação do telhado, visando o resfriamento interno de imóveis sem a necessidade de equipamentos de climatização convencionais, ganhou destaque na 5ª edição do projeto Pioneiros.

Essa iniciativa, desenvolvida em parceria com estudantes de escolas públicas de Teresina pela Águas de Teresina, rendeu aos jovens Andressa Maria e Wenner Batista, alunos da Unidade Escolar Professor Raimundo Portela e do Centro de Aprendizagem Carlo Novarese, o título de campeões do projeto.

- Continua depois da publicidade -

Como funciona o sistema inovador de reutilização de água

A proposta engloba:
• a captação automatizada da água
• armazenamento em um reservatório central com posterior bombeamento para o teto por meio de torneiras.

O resultado é o resfriamento ambiental.

“Além do benefício direto para a temperatura interna, a técnica proporciona vantagens adicionais à saúde, melhorando a qualidade da respiração dos ocupantes do imóvel. Adicionalmente, a água reutilizada pode ser destinada à lavagem de pisos, rega de plantas e descargas de vasos sanitários, contribuindo para a preservação dos recursos hídricos”, explica Felipe Araújo, tutor do projeto.

A dupla vencedora enfatiza a simplicidade, utilidade e economia como princípios norteadores do projeto.

.LEIA TAMBÉM:
Cidades do Norte e Nordeste terão programa para contratação de médicos
Destinos do Nordeste lideram procura por viagens no Carnaval
Zagallo: o maior do futebol do Nordeste e um gigante mundial

Atendendo a necessidade dos mais carentes

“Queríamos desenvolver algo simples, útil e econômico para atender às necessidades das pessoas, especialmente as mais carentes. Em uma cidade bastante quente como a nossa, onde o consumo de água é elevado, esse sistema representa uma forma eficaz de reaproveitar águas que, de outra forma, seriam descartadas, como as provenientes de máquinas de lavar”, destaca a estudante Andressa Maria.

A proposta oferece uma solução acessível, melhorando a qualidade de vida das pessoas, especialmente aquelas que não têm condições de adquirir equipamentos como ar-condicionado.

O projeto agora avança para a etapa nacional, concorrendo com iniciativas de todas as concessionárias da Aegea, à qual a Águas de Teresina pertence.

Siga-nos no Instagram @portalne9!
Participe do nosso grupo no Telegram!
Participe do nosso grupo no WhatsApp!

RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

- PUBLICIDADE -

Concursos e Empregos

Hoje é o Dia Mundial do Skate: nomes, pistas e destaques do Nordeste

Na próxima sexta-feira, dia 21 de junho, será o Dia Mundial do Skate, e o Nordeste do Brasil, uma região conhecida por suas belas...