19 / 06 / 2024

O Nordeste Está Aqui!

InícioCotidianoNatal é a capital do Nordeste com menor desigualdade social

Natal é a capital do Nordeste com menor desigualdade social

Natal se destaca como a capital menos desigual do Nordeste brasileiro, conforme revelado pelo Mapa da Desigualdade entre as Capitais, recentemente divulgado pelo Instituto Cidades Sustentáveis. Este estudo abrange diversos indicadores, incluindo renda, habitação, saúde, educação e violência.

Na classificação geral entre as 26 capitais, Natal ocupa a 12ª posição, próxima do Rio de Janeiro, que está em 11º lugar no estudo compilado e publicado pelo Instituto

A pontuação de Natal é de 516 pontos, colocando-a bem à frente da segunda capital nordestina com melhor desempenho, Teresina, que possui 473 pontos. Em terceiro lugar na Região Nordeste, temos Aracaju, com 416 pontos.

- Continua depois da publicidade -

Natal se destaca especialmente no indicador de “Famílias inscritas no Cadastro Único para programas sociais”, conquistando o segundo lugar no ranking nacional. Recentemente, a Prefeitura inaugurou a terceira Unidade do Cadastro Único, estrategicamente localizada no Shopping Via Direta, com capacidade para atender cerca de 160 pessoas diariamente, das 8h às 14h.

As outras unidades estão situadas na Av. Augusto Severo, 260, Ribeira, e na R. Pacatuba, 2052, Igapó. Natal conta com mais de 120 mil famílias inscritas no Cadastro Único e mais de 70 mil famílias beneficiadas pelo Programa Bolsa Família.

LEIA TAMBÉM:
Aeroporto do Nordeste é eleito o segundo melhor do mundo
Nova Fábrica da BYD na Bahia já movimenta mercado imobiliário local
Paraíba é o 2º do estado do Brasil em solidez fiscal

Gestão Municipal focada na qualidade de vida

O prefeito Álvaro Dias expressa orgulho pelos resultados alcançados pela gestão municipal e enfatiza o compromisso em trabalhar incansavelmente pelo crescimento da cidade e pela melhoria contínua da qualidade de vida dos cidadãos.

Além disso, Natal se destaca em indicadores como “Presença de vereadoras na Câmara Municipal”, “Doenças relacionadas ao saneamento ambiental inadequado (por 100 mil habitantes)” e “Taxa de Gravidez na Adolescência (entre negros e não negros)”, ocupando a terceira posição entre as capitais.

A cidade também está em quarto lugar nos índices de “Emissões de CO² per capita” e “Idade média ao morrer”.

FOTO: Canindé Soares

LEIA TAMBÉM:
Tromba d’água surpreende banhistas em praia do Nordeste; veja
Educação infantil: Governo confirma cidades que receberão recursos
Nordestina de 11 anos cria sua própria fábrica de chocolate

Na classificação geral entre as 26 capitais, Natal ocupa a 12ª posição, próxima do Rio de Janeiro, que está em 11º lugar no estudo compilado e publicado pelo Instituto.

O estudo compilado e publicado pelo Instituto reúne 40 indicadores de várias fontes públicas, como o Censo 2022, a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad), o Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DataSUS) e o Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (Snis). Esses indicadores também estão alinhados com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.

Além disso, foram considerados dados de organizações não governamentais sobre emissões de CO2 per capita, utilizando informações do Sistema de Estimativas de Emissões de Gases de Efeito Estufa (SEEG) e do Observatório do Clima, bem como dados de desmatamento provenientes do MapBiomas.

Conheça  o ranking entre as capitais do Nordeste:

PosiçãoCapitalPontuação
1Natal/RN516
2Teresina/PI473
3Aracaju/SE468
4João Pessoa/PB463
5Salvador/BA438
6São Luís/MA435
7Fortaleza/CE431
8Maceió/AL428
9Recife/PE392

Esta tabela apresenta as capitais do Nordeste brasileiro classificadas de acordo com a pontuação no Mapa da Desigualdade entre as Capitais.

Siga-nos no Instagram @portalne9!
Participe do nosso grupo no Telegram!
Participe do nosso grupo no WhatsApp!

RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

- PUBLICIDADE -

Concursos e Empregos

Projeto vai preservar manuscritos de José Américo de Almeida

Documentos manuscritos do renomado escritor e ex-ministro José Américo de Almeida estão sendo digitalizados por uma equipe de pesquisadores da Fundação Casa de José...