17 / 04 / 2024

O Nordeste Está Aqui!

InícioTopoEstado destaque em crescimento no Nordeste quer impulsionar negócios em todo o...

Estado destaque em crescimento no Nordeste quer impulsionar negócios em todo o Brasil

O estado do Maranhão destaca-se como um dos que mais tem prosperado no cenário nacional. Com o intuito de apresentar oportunidades e potencialidades de negócios a investidores, o Governo do Estado, em parceria com o Banco do Nordeste do Brasil (BNB), promoveu ontem o evento “Maranhão de Oportunidades” seminário para atração de investimentos para o estado. O encontro reuniu gestores públicos, executivos do banco e empresários no auditório do Palácio Henrique de La Rocque em São Luís, contando com a presença do governador Carlos Brandão e do presidente do BNB, Paulo Câmara, na solenidade de abertura.

Durante a abertura do evento, o governador Carlos Brandão enfatizou as potencialidades do estado nos setores industrial, agropecuário, portuário, entre outros, ressaltando que tais áreas têm potencial para expandir e se desenvolver, gerando emprego e renda, desde que recebam os investimentos necessários.

Foto_Gilson_Teixeira

“Estamos lançando o Maranhão de Oportunidades e começamos apresentando ao Banco do Nordeste oportunidades de parcerias com os pequenos, médios e grandes empresários do nosso estado para ampliar o acesso ao crédito, impulsionando a economia, gerando mais empregos e renda para a nossa população”, declarou o governador.

- Continua depois da publicidade -

Carlos Brandão também destacou os investimentos significativos que o Maranhão tem recebido, incluindo recursos do novo PAC no valor de R$ 97 bilhões, o que o coloca como o oitavo estado mais beneficiado. Além disso, é o segundo estado com maior volume de investimentos do programa Minha Casa Minha Vida. O governador enfatizou a importância das parcerias para impulsionar setores como saúde, educação, infraestrutura e segurança.

O presidente do BNB, Paulo Câmara, reforçou a parceria entre a instituição e o governo estadual, colocando o Banco do Nordeste à disposição do governo e empresariado maranhense. Destacou a importância do Maranhão para o desenvolvimento do Nordeste e elogiou a organização fiscal e o planejamento estratégico do estado para os próximos anos. Paulo Câmara manifestou o compromisso de continuar sendo parceiro nos setores de agronegócio, agricultura familiar, indústria, comércio e serviços, turismo, entre outros.

Oportunidades no Porto de Itaqui

Gilberto Lins, presidente do Porto do Itaqui, apresentou aos empresários e ao Banco do Nordeste um ambicioso plano de expansão para o porto. A meta é a construção de cinco novos berços. Dentre eles, os berços 98 e 97 serão desenvolvidos por meio de uma parceria público-privada, enquanto para os berços 96, 95 e 94, o Porto do Itaqui planeja contar com um investimento de R$ 1,2 bilhão do Banco do Nordeste.

Durante a exposição, Gilberto Lins ressaltou a existência de uma demanda reprimida no porto que só poderá ser atendida com a implementação dos novos berços. Em 2022, a taxa de ocupação dos berços existentes foi de 84%. De janeiro a setembro de 2023, essa taxa já atingiu 91%, evidenciando a urgência da expansão para lidar com um volume ainda maior de operações.

“O Porto do Itaqui, como impulsionador do desenvolvimento do Maranhão, abrange toda uma cadeia logística que fomenta a economia. O projeto que apresentamos hoje ao BNB contempla a capacidade do porto para os próximos 30 anos e representará uma verdadeira revolução”, enfatizou Gilberto Lins.

Paulo Câmara avaliou que o Porto do Itaqui está pronto para esse novo capítulo. “O Porto do Itaqui é um pilar essencial para o desenvolvimento econômico do estado do Maranhão. Vamos disponibilizar o banco para apoiar esse projeto de expansão, pois, além de sua importância estratégica, o porto já possui um planejamento dos novos modais bastante avançado. O Banco do Nordeste irá participar ativamente desses projetos que contribuirão para o desenvolvimento da região”, afirmou.

LEIA TAMBEM

De Natal a Noronha de carro: o plano da maior ponte do mundo
Ócio Criativo: como o Nordeste inspirou a famosa tese de qualidade de vida
Nordeste ganha novo Roteiro da Cachaça no interior; conheça

Sobre o Porto do Itaqui

Em operação desde 1972, o Porto do Itaqui integra um complexo portuário instalado na área de influência da fronteira agrícola do MATOPIBA, que é a área formada pelos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí, Bahia.

A eficiência multimodal é o fator decisivo para a competitividade do Porto do Itaqui. Suas conexões com importantes ferrovias e rodovias fazem do porto público maranhense um corredor logístico para o Centro-oeste do país.

O Porto do Itaqui tem conexão ferroviária direta com a Transnordestina e a Estrada de Ferro Carajás. Há ainda uma conexão indireta com a Ferrovia Norte-Sul, o que possibilita transportar graneis sólidos minerais e vegetais, além de combustíveis.

O novo corredor ferroviário do Arco Norte, que liga o Porto do Itaqui, em São Luís, no Maranhão, a Palmeirante, no Tocantins, é mais uma vantagem logística que o porto maranhense oferece, pois barateia os custos do transporte de fertilizantes, pois foi projetado para atender produtores situados em uma área que abrange os estados do Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, Bahia e Piauí, além do Tocantins, Maranhão e do Distrito Federal.

Além disso, o canal de acesso às instalações portuárias do Itaqui faz dele o porto mais profundo do Brasil, tendo nove berços operacionais com profundidades que variam de 12 a 19 metros, permitindo a atracação de navios de grande porte. Outra vantagem é sua proximidade com os mercados americano e europeu.

O Porto do Itaqui tem vocação para movimentação de graneis sólidos e líquidos. Em 2022, o porto movimentou o maior volume de cargas de sua história. De janeiro a dezembro, foram exportadas 33,610 milhões de toneladas de cargas, com destaque para os granéis sólidos, com 23 milhões de toneladas movimentadas, o que representa uma alta 19% em relação ao ano anterior.

 

REDAÇÃO com Assessoria

Siga-nos no Instagram @portalne9!
Participe do nosso grupo no Telegram!
Participe do nosso grupo no WhatsApp!

RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- PUBLICIDADE -

Mais Lidas

- PUBLICIDADE -

Concursos e Empregos

Recife terá 20 dias de São João com festa em 14 arraiais pela cidade

 Com preparativos avançados e caprichados, a Prefeitura do Recife anuncia que o São João mais autêntico e animado do Nordeste todinho já tem data...