19 / 06 / 2024

O Nordeste Está Aqui!

InícioAlessandraFórum de Turismo Vale dos Sertões é a 4ª Região Turística da...

Fórum de Turismo Vale dos Sertões é a 4ª Região Turística da Paraíba a se formalizar

Formalizar a instância de governança (Fórum) é o sonho de todas as regiões turísticas que fazem parte do Mapa do Turismo brasileiro

O trabalho de mobilização e sensibilização da equipe técnica da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico do Estado (SETDE), juntamente com a presidente do Fórum de Turismo Vale dos Sertões, Regina Amorim, que no Fórum, representa a Associação de Turismo e Cultura de Santa Luzia (Santura), começou em maio de 2020, onde foram traçada as primeiras estratégias de mobilização e sensibilização dos atores para comporem o Fórum.

- Continua depois da publicidade -

Apesar de 2020 ter sido um ano muito difícil para o setor do Turismo, os trabalhos para formalizar o Fórum de Turismo Vale dos Sertões não parou. Pelo contrário, se intensificou por meio de reuniões online.

As reuniões do Fórum vem sendo realizadas desde julho de 2020, praticamente toda semana, e só parou em dezembro, para as festividades de fim de ano. Durante as reuniões foram discutidas a fundamental participação ativa da iniciativa privada, foi aprovado o estatuto, que foi elaborado pela equipe técnica da SETDE, eleição definitiva da presidência do Fórum, uma vez que Regina Amorim está na presidência interinamente, formação de diretoria e a criação de um produto turístico.

Agora com a formalização (CNPJ), as reuniões seguirão, para concluir a formatação do primeiro produto do Fórum, que será a “Rota de Cicloturismo do Vale dos Sertões”.

O objetivo do turismo é desenvolver produtos e destinos, para qualificá-los, e com isso, trazer transformação econômica e social para uma região. Foi dentro dessa perspectiva, que durante as reuniões do Fórum, foi identificado que os municípios integrantes tinham o ciclismo como um ponto em comum e assim, foi unanime que o Fórum deveria apostar num produto de Cicloturismo na região.

Para que todos pudessem conhecer o potencial que o Cicloturismo tem, a presidente do Fórum, Regina Amorim articulou e realizou o 1º Seminário sobre as “Melhores Experiências de Cicloturismo e Rotas de Ciclismo do Brasil”, em de outubro de 2020, onde foi apresentado aos integrantes do Fórum e convidados, as melhores experiências das Rotas de Santa Catarina, de Minas Gerais, de Goiás e de São Paulo.

O objetivo do Seminário foi estimular a prática de pedalar, promover troca de experiências e integração entre os cicloturistas, atletas profissionais e amadores, para a formatação da Rota de Ciclismo do Fórum de Turismo do Vale dos Sertões.

O Seminário foi de grande importância para o Fórum porque deu um norte aos integrantes, para que os municípios do Vale dos Sertões possam formatar sua Rota de Cicloturismo com a qualidade, a segurança e as parcerias necessárias para o sucesso do produto.

Segundo a interlocutora estadual e representante do Nordeste do Programa de Regionalização do Turismo, Alessandra Lontra, o Estado da Paraíba possuí 11 Regiões Turísticas que fazem parte do Mapa do Turismo da Paraíba e consequentemente do Mapa do Turismo brasileiro. Essa é a 4ª região turística a se formalizar. “Formalizar uma Instância de governança, significa dar mais autonomia política, administrativa e financeira para a entidade”.

“O desafio do Fórum é fazer com que a iniciativa privada participe mais ativamente do processo e seja protagonista, uma vez que o Turismo é uma atividade eminentemente privada. A população dos municípios que compõem a região turística, também tem que ser envolvida. Uma cidade só será boa para o turista, quando ela for boa para quem mora nela”, complementou Lontra.

Regina Amorim – Foto: Arquivo pessoal
Segundo a presidente do Fórum, Regina Amorim, “o Fórum de Turismo Vale dos Sertões agora com seu CNPJ, representa uma pessoa jurídica, com propósitos, missão e visão de desenvolvimento territorial sustentável”.

“Agora temos legitimidade para firmar convênios e parcerias, apresentar projetos para o desenvolvimento do turismo da região Vale dos Sertões, seja por meio de editais, de emendas parlamentares ou de patrocínios, acrescentou Regina Amorim.

“Nosso próximo passo será abrir a conta bancária da pessoa jurídica e elaborar o Plano de Ações para 2021 e em seguida, iniciar as parcerias de sucesso para implantar a Rota de Ciclismo do Vale dos Sertões”, concluiu Regina.

Sobre o Fórum de Turismo Vale dos Sertões
O Fórum de Turismo Vale dos Sertões, segue as Diretrizes do Programa de Regionalização do Turismo, do Ministério do Turismo e tem como objetivo, trabalhar a estruturação, a gestão e a promoção da região turística, incentivando o desenvolvimento do turismo de forma ordenada, sustentável e responsável. A gestão do Fórum dever ser exercida de forma compartilhada e descentralizada junto com os atores do poder público, do setor privado, do terceiro setor e com as comunidades

Nove municípios compõem a região turística Fórum de Turismo Vale dos Sertões. São eles: Água Branca, Ibiara, Maturéia, Princesa Isabel, Pombal, Pedra Branca; Santa Luzia, Santana dos Garrotes e São Bento.

FONTE: Alessandra Lontra

Siga-nos no Instagram @portalne9!
Participe do nosso grupo no Telegram!
Participe do nosso grupo no WhatsApp!

RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

- PUBLICIDADE -

Concursos e Empregos

Projeto vai preservar manuscritos de José Américo de Almeida

Documentos manuscritos do renomado escritor e ex-ministro José Américo de Almeida estão sendo digitalizados por uma equipe de pesquisadores da Fundação Casa de José...