09 / 05 / 2024

O Nordeste Está Aqui!

InícioCotidianoGoverno da Bahia inicia desapropriação de área para construção da ponte Salvador-Itaparica

Governo da Bahia inicia desapropriação de área para construção da ponte Salvador-Itaparica

A tão sonhada ponte Salvador-Itaparica parece que enfim vai sair do papel. Isto porque o governador Jerônimo Rodrigues publicou um decreto que autoriza a desapropriação de uma área de 2.965.862,34 m² no município de Vera Cruz, para a construção da ponte Salvador-Itaparica.

Com o decreto, a Concessionária Sistema Rodoviário Ponte Salvador Ilha de Itaparica S.A fica autorizada a promover os atos administrativos e judiciais, se necessário em caráter de urgência, com vistas à efetivação da desapropriação dos terrenos.

- Continua depois da publicidade -

A concessionária também deve providenciar, utilizando os recursos que tiver, a liquidação e o pagamento das indenizações que são de direito dos atuais proprietários das áreas a serem desapropriadas.

A ponte Salvador-Itaparica é um antigo sonho do governo da Bahia e existe no imaginário popular pelo menos desde os anos 1960. Contudo, ela foi anunciada oficialmente como um projeto em 2009, durante o primeiro mandato do governador Jaques Wagner (PT).

Dar a partida nas obras é uma promessa de campanha de Jerônimo Rodrigues (PT), que tem feito movimentos junto ao governo federal, comandado pelo aliado Luiz Inácio Lula da Silva (PT), para viabilizar financeiramente a construção da Ponte Salvador-Itaparica.

Recentemente, o Banco do Nordeste, que tem 90% de suas ações de propriedade do governo federal, aprovou a concessão de um empréstimo de R$ 3 bilhões ao consórcio chinês, visando o início das obras.

Siga-nos no Instagram @portalne9!
Participe do nosso grupo no Telegram!
Participe do nosso grupo no WhatsApp!

RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

- PUBLICIDADE -

Concursos e Empregos

Nordeste tem 5 times no TOP 20 do ranking digital de clubes

No cenário do futebol brasileiro, a competitividade vai além das quatro linhas; ela também se estende às redes sociais. Um recente levantamento do IBOPE...