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Governo do Piauí leva investimentos em infraestrutura a todo o estado por meio do PRO Piauí

Em 2020, por meio do maior programa de investimentos da história do Piauí, o Estado avançou em ações nas áreas de transporte, infraestrutura, moradia e abastecimento.

Mesmo em meio às dificuldades da pandemia do novo coronavírus, o Governo do Estado lançou, em agosto de 2020, o PRO Piauí, o maior programa de investimentos da história do estado. Sob a coordenação do secretário de Estado da Fazenda, Rafael Fonteles, o PRO Piauí assumiu a coordenação de todas as obras do Estado, nas mais diferentes áreas – educação, transporte, mobilidade urbana, entre outras. Algumas dessas iniciativas haviam sido paralisadas por conta da pandemia durante o primeiro semestre foram retomadas.

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Abastecimento
Uma das grandes obras em execução é a adutora do litoral, considerada um dos empreendimentos mais importantes para a região litorânea. A primeira etapa da adutora já está em operação pela Agespisa. A segunda etapa, sob a responsabilidade do Idepi, foi retomada em junho deste ano e segue avançando. Após concluída, ela vai garantir segurança no abastecimento de água tratada nos municípios de Parnaíba, Ilha Grande, Luís Correia e Cajueiro da Praia.

Os recursos para a execução da obra são em torno de R$ 53 milhões que serão investidos na construção de canal com cerca de 82,44 km de extensão, duas unidades elevatórias, 15 reservatórios e um reservatório pulmão, com capacidade de 3.540 m³ de água.

Também foi entregue, em Piracuruca, a nova Estação de Tratamento de Água (ETA) do município. As obras possibilitaram a ampliação e melhoria do abastecimento de água de toda a zona urbana da cidade. Nas obras da ETA, foram investidos recursos no valor de R$ 3 milhões, oriundos do Tesouro Estadual e da Fundação Nacional de Saúde (Funasa).

O Governo do Estado entregou ainda a nova Estação de Tratamento de Água (ETA) de União. Executada pela Agespisa com tecnologia própria, a obra recebeu investimentos de R$ 1,3 milhão. A ETA compacta tem capacidade para tratar 70 litros por segundo. A estação já existente foi reformada, garantindo duas opções para a produção de água na cidade.

O sistema de esgotamento sanitário de União teve um salto significativo de cobertura com as obras inauguradas, chegando aos 96%, o que coloca a cidade entre as mais saneadas do país. Foram investidos R$ 25 milhões na construção de uma estação de tratamento de esgoto, seis estações elevatórias, implantação de 95 quilômetros de rede coletora e 5.800 ligações prediais.

Em Piripiri, a Agespisa está investindo R$ 27 milhões na implantação do sistema de esgotamento sanitário da cidade, que vai atender, na primeira etapa, 46% da população do município, quando for inaugurada, em julho de 2021.

Estão adiantadas as obras da Adutora Padre Lira, uma das mais importantes ações do Governo do Estado na convivência com a seca, pois vai melhorar o abastecimento de água na região do semiárido piauiense, beneficiando direta e indiretamente 12 mil pessoas.

Segundo o Instituto de Desenvolvimento do Piauí (Idepi), dos 50 km de extensão total da obra, já foram concluídos 36 quilômetros. A adutora será abastecida pelo reservatório Jenipapo. O investimento na obra chega a R$ 16,8 milhões, recursos do Tesouro Estadual e do Orçamento Geral da União (OGU).

A cidade de São João do Piauí, localizada a 455 quilômetros de Teresina, está recebendo investimentos de R$ 4,7 milhões com recursos do Governo do Estado e da Agespisa. Além da ampliação e substituição da rede de abastecimento de água, as obras incluem a construção de um reservatório com capacidade para 800 mil litros.

Outra intervenção importante na área de infraestrutura é a construção da Barragem Atalaia, que vai melhorar o abastecimento de água das cidades de Sebastião Barros, Corrente e Cristalândia do Piauí, além de permitir a irrigação e a possibilidade de implantação de atividades de piscicultura e lazer no local. Cerca de 29,2 mil pessoas serão beneficiadas. Os recursos são da Codevasf, na ordem de R$ 12 milhões.

A barragem ficará sediada no município de Sebastião Barros, barrando o rio Paraim, com capacidade de acumulação de 211,10 milhões m³ de água. A obra se encontra com mais de 80% concluída. O Idepi já iniciou as obras de residenciais nos municípios de Sebastião Barros e Corrente, para reassentar os moradores que vivem no entorno da barragem Atalaia, com 40 casas em cada município, totalizando 80 novas moradias.

Os residenciais contarão com toda infraestrutura necessária, como pavimentações asfáltica e poliédrica, energia elétrica, abastecimento de água, terras para cultivo, dentre outras melhorias.

Transporte
O Governo do Estado também investiu bastante em estradas e mobilidade urbana. Uma das iniciativas mais marcantes foi o início do asfaltamento da rodovia que dá acesso à cidade de Morro Cabeça no Tempo, no fim do mês de outubro. Após a conclusão da obra, que tem recursos do Tesouro Estadual e do PRO Piauí, por meio de operação de crédito com o Banco de Brasília, todos os municípios piauienses terão ligação rodoviária via asfalto.

O governador Wellington Dias ressaltou o simbolismo da iniciativa. “Temos um momento histórico. Quando assumi o primeiro mandato, em 2003, tínhamos 66 municípios integrados por asfalto, cerca de 1.500 km e em uma situação muito ruim. Agora, são mais de 6.500 km de rodovias asfaltadas, nos 224 municípios do Piauí”, afirmou o gestor.

A pavimentação da PI-256, no trecho entre a PI-257 (Morro Cabeça no Tempo) e Curimatá, com extensão de mais de 64 quilômetros, é executada pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER) e recebe investimento de R$ 30.073.267,06. O órgão também é responsável pela restauração da PI-255, no trecho Curimatá-Avelino Lopes, com 42 quilômetros de extensão e investimento de R$ 5.829.650,16.

Outra ação importante é a construção da estrada que liga o município de Bom Princípio ao entroncamento da PI-301, no município de Cocal. Ao todo, são quase 30 km de extensão que passarão por obras de implantação e pavimentação asfáltica, beneficiando, além dos municípios de Cocal e Bom Princípio, as comunidades rurais próximas, como Frecheira, Agrovila Olho-D’água, São Pedro, Santa Luzia, e Boa Vista dos Libório.

A estrada também funciona como uma nova rota alternativa, interligando a parte litorânea dos estados do Maranhão (especialmente a parte norte) com o Piauí e o Ceará. As obras da estrada estão orçadas em torno de R$ 10 milhões e os recursos são provenientes da Caixa Econômica Federal e do Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa 2).

Em dezembro, o Idepi inaugurou a rodovia que liga Brasileira ao Parque Nacional de Sete Cidades. A via com pavimentação asfáltica possui 10,275 km de extensão e representa uma nova opção de acesso a todos que desejam visitar o parque, sem a necessidade de passar por Piracuruca ou Piripiri, os únicos acessos existentes até o momento. Além disso, a obra é também um reforço ao turismo local, impulsionando a economia do município com a geração de emprego e renda e proporcionando mais oportunidades para as comunidades beneficiadas. Foram investidos cerca de R$ 3,7 milhões, recursos provenientes do Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa 1 e 2), lançado pela Caixa Econômica Federal para facilitar a concessão de crédito para obras de saneamento ambiental, transporte e logística e energia.

O governador Wellington Dias também inaugurou a pavimentação asfáltica da PI-258, no trecho que liga Piripiri a Domingos Mourão, bem como a recuperação e ampliação de três pontes de concreto armado na rodovia. A PI-258 liga Domingos Mourão ao Ceará e sua reestruturação era um sonho antigo da população, segundo o prefeito da cidade, Júlio César. “Aqui está o fruto desse grande trabalho que é a ligação de Domingos Mourão com a BR-222 para podermos chegar à cidade de Piripiri. Obra que nos tirou do isolamento, do lamaçal, da poeira e das enchentes, que deixava intransitável essa estrada. Portanto, essa é uma obra histórica, de vida, que não tem preço”, comemorou o prefeito.

A obra foi executada pelo Departamento de Estradas de Rodagens do Piauí (DER), por meio de contrato firmado com a construtora PAC Engenharia LTDA. Ao todo, foram investidos R$ 25.402.317,31 para a construção da estrada e das pontes.

Uma reivindicação antiga da população do Piauí e do Ceará a o asfaltamento da PI-322, no trecho que liga Buriti dos Montes (PI) a Crateús (CE). A obra está orçada em R$ 7,6 milhões. “A PI-322 segue em direção a Crateús e é uma estrada estratégica para o desenvolvimento do turismo nessa região, uma vez que podemos acessar um dos mais belos pontos turísticos do nosso estado, o Cânion do Rio Poti. Fora isso, estamos integrando esta estrada a outras de importante tráfego na região Nordeste, facilitando o acesso a outros estados e atraindo mais turistas para conhecer as belezas do Cânion, que são únicas”, ressaltou Wellington Dias.

Duas grandes obras que estão facilitando o tráfego nas saídas leste e sul de Teresina: a duplicação das BRs 343 (leste) e 316 (sul). A intervenção na BR-316 é realizada pelo Departamento de Estrada de Rodagem (DER) e está orçada em mais de R$ 100 milhões. A previsão de entrega é para setembro de 2021. As vias laterais do perímetro urbano da região têm previsão de entrega para os próximos quatro meses.

“É uma obra de grande importância, de mobilidade urbana que atende à zona sul de Teresina resolvendo um grande gargalo. Uma obra complexa que envolve muitos viadutos, iluminação, drenagem e infraestrutura rodoviária que atende todas as cidades do sul do estado”, afirmou o governador Wellington Dias.

Já a BR-343 está mais adiantada. Também executada pelo DER, a duplicação representa melhorias para o trânsito e mais desenvolvimento para o estado. O valor do investimento é de R$ 48 milhões e a via está sendo adequada, duplicada e restaurada. Os serviços correspondem a uma extensão de 9,67 quilômetros, que começa no fim da Avenida João XXIII (na Ladeira do Uruguai) e vai até 2 km após o posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF), em direção ao município de Altos. A via tem um trânsito muito intenso que aumenta a cada ano: 22 mil veículos por dia. Então, com essa duplicação, vai ser facilitado o escoamento desse tráfego.

De acordo com o diretor do DER, Castro Neto, dos nove quilômetros de extensão da duplicação, sete já estão prontos e agora a empresa trabalha na parte central da via para evitar os alagamentos comuns no período chuvoso.

Outra importante intervenção em mobilidade é a duplicação da PI-112, rodovia que liga União à capital. A obra iniciou com o alargamento da via no fim da Avenida Presidente Kennedy até a entrada da estrada da Cacimba Velha e prossegue até o Km 8. A obra está orçada em R$ 3,9 milhões.

No sul do estado, a atenção se volta para os 16 quilômetros de pavimentação da PI-392, num trecho que liga Baixa Grande do Ribeiro à subida da serra. A estrada é muito importante para o escoamento da soja, sendo bastante aguardada pelos produtores da região do Cerrado. A construtora responsável é a Terracon. O valor do investimento é de R$ 4,5 milhões.

Segundo a Associação Piauiense de Produtores de Soja (Aprosoja-PI), pela rodovia passam mais de 41 mil caminhões anualmente, que são responsáveis pelo escoamento da produção de mais de 400 mil hectares na região. Além da obra do DER, um outro trecho de 26 quilômetros será asfaltado pelo Idepi, dando continuidade à PI-392. O investimento é R$ 19,4 milhões.

Em Bom Jesus, o governador Wellington Dias inaugurou a recuperação asfáltica do trecho entre o campus da Universidade Federal do Piauí (Ufpi) à BR-135. A obra de recuperação da estrada que dá acesso à Campus Professora Cinobelina Elvas da UFPI foi executada pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER), com extensão de dois quilômetros e investimento de R$ 807.691,23, oriundos da operação de crédito Finisa e do Tesouro Estadual.

Importante região do Matopiba, o Cerrado piauiense terá mais uma ligação direta com a Bahia, com as obras da estrada que liga Avelino Lopes à divisa do Piauí com a Bahia. A rodovia com pavimentação asfáltica vai melhorar a mobilidade e possibilitará também uma maior integração e ampliação das relações comerciais entre os municípios da região. Além disso, também facilitará o escoamento da produção agrícola, fortalecendo o desenvolvimento econômico dos dois estados. A rodovia tem extensão de 25,14 km. Os recursos, de mais de R$ 10 milhões, são oriundos do Tesouro Estadual, com a contrapartida do Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa).

Infraestrutura e habitação
Em Agricolândia, estão avançadas as obras de ampliação e urbanização do açude do município localizado na microrregião do Médio Parnaíba piauiense. De acordo com o Idepi, as obras já estão com quase 80% concluídas e, quando finalizadas, a população poderá desfrutar de um dos pontos turísticos mais bonitos da cidade, com quiosques, bancos de concreto, calçadão e calçada, dentre outras melhorias que estão no projeto e serão implementadas às margens do açude. As obras de ampliação e urbanização do açude de Agricolândia estão orçadas em 1,2 milhão de reais e são oriundas do Tesouro Estadual.

Na área de habitação, a Agência de Desenvolvimento Habitacional (ADH) entregou casas em Picos. As residências fazem parte do Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR) e foram construídas nas localidades Tabuleiro dos Pio, Gameleira, Gameleira dos Rodrigues, Mirolândia, Angico Branco, Boa Vista, Angical dos Domingos, Chapada dos Pereira, Povoado Vigia, Lagoa Grande, Morro Macambira, Olho d’Água do Canto e Lagoa dos Félix. Cada unidade habitacional custou de R$ 31.350 (valor do contrato) e o beneficiário vai pagar apenas R$ 1.254, divididos em quatro parcelas de R$ 313,50. O financiamento, dessa forma, só foi possível devido ao subsídio do governo.

FONTE: SECOM PI

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