20 / 06 / 2024

O Nordeste Está Aqui!

InícioEconomiaHub de Veículos do Porto de Suape cresce 42% em 2023 e...

Hub de Veículos do Porto de Suape cresce 42% em 2023 e se consolida no Nordeste

Movimentação nas  operações que passaram pelo atracadouro pernambucano 80.647 automóveis de janeiro a dezembro de 2023

O Hub de Veículos do Porto de Suape em 2023, teve um crescimento notável de 42% em comparação a 2022. Esta marca representa o primeiro indicativo positivo divulgado pela Autoridade Portuária no ano corrente.

Crescimento significativo em 2023:

  • O Hub de Veículos do Porto de Suape, situado na Região Metropolitana do Recife, testemunhou um aumento de 42% na movimentação de automóveis de janeiro a dezembro de 2023, comparado ao ano anterior.
  • Ao longo desse período, impressionantes 80.647 veículos passaram pelo porto, englobando operações de exportação, importação e transbordo.
  • Com esse desempenho, o hub se consolida como o mais movimentado da região Norte/Nordeste, superando as 56.932 unidades movimentadas no ano anterior.

Investimentos estratégicos:

  • O diretor-presidente da estatal portuária, Marcio Guiot, ressalta a expansão do setor, fortalecendo a posição estratégica de Suape nacional e internacionalmente.
  • Investimentos estão sendo feitos em dragagem, inovação e tecnologia para agilizar os processos internos e as operações de carga, promovendo eficiência nas entradas e saídas das embarcações.

Dragagem para aumentar capacidade de ancoragem de navios maiores:

  • Marcio Guiot destaca a importância das obras de dragagem tanto no canal externo quanto no interno do porto.
  • Essas intervenções permitirão a atracação de embarcações de até 366 metros de comprimento, aumentando significativamente o volume de cargas movimentadas, incluindo navios ro-ro e porta-contêineres.
  • A conclusão da última etapa da dragagem do canal externo está prevista para abril, posicionando o porto em destaque global e atraindo navios petroleiros do tipo Suezmax.

LEIA TAMBÉM:
SUS: Três estados do Nordeste podem zerar fila de cirurgias
Parque Nacional no Nordeste é o segundo mais bonito do mundo, diz pesquisa
Forbes traça Top 7 destinos de ecoturismo no Brasil para visitar em 2024; Nordeste na lista

- Continua depois da publicidade -

Megaoperações marcantes em 2023:

  • Em 15 de maio, Suape realizou seu maior embarque de veículos em uma única operação, movimentando três mil unidades com destino ao Porto de Veracruz, México, pelo navio Grande Guinea.
  • Em agosto, outra megaoperação ocorreu com o Canadian Highway, desembarcando e embarcando veículos de diversas marcas, destacando a importância do porto na logística automotiva.

LEIA TAMBÉM:
Carro voador fabricado no Nordeste já tem preço definido
Pesquisa revela os governadores do Nordeste mais bem avaliados
Paraísos do Nordeste estão no TOP 10 dos destinos de verão

Parcerias e avanços tecnológicos:

  • A estatal mantém parceria com o Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife (CESAR) para promover a digitalização dos processos, tornando as operações mais ágeis e eficientes, conectando-se em tempo real aos agentes portuários.

Liderança em diversos segmentos:

  • Até novembro de 2023, Suape liderou nacionalmente na movimentação de granéis líquidos, transporte de cabotagem e também no transporte de contêineres, consolidando sua posição como o sexto atracadouro mais movimentado do país.
  • Os números consolidados referentes ao balanço geral do ano serão divulgados pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) na segunda quinzena deste mês.

Siga-nos no Instagram @portalne9!
Participe do nosso grupo no Telegram!
Participe do nosso grupo no WhatsApp!

RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

- PUBLICIDADE -

Concursos e Empregos

Lula convoca reunião com governadores do Nordeste

Nesta quinta-feira (20), Fortaleza se torna o palco de um importante encontro político. O presidente Lula, está no Ceará para anunciar investimentos significativos nas...