20 / 06 / 2024

O Nordeste Está Aqui!

InícioPolíticaInscrições para o Inova Mulher foram prorrogadas até maio

Inscrições para o Inova Mulher foram prorrogadas até maio

Atendendo o pleito do público feminino interessado em participar do Edital Inova Mulher, a Sudene decidiu ampliar o prazo de inscrição de projetos no certame. Agora, a submissão de propostas segue até 07/05/2024.

“Tivemos muitas solicitações para que a data fosse ampliada. Queremos possibilitar a maior participação possível das mulheres empreendedoras neste projeto, que é fundamental para promover a igualdade de gênero e estimular novos projetos inovadores para o desenvolvimento social e econômico da nossa região”, justificou o superintendente Danilo Cabral.

- Continua depois da publicidade -

O Inova Mulher é uma iniciativa da Sudene para fortalecer a participação feminina no ambiente de negócios da área da autarquia. Lançado em março, o edital seleciona iniciativas lideradas por mulheres para promover o desenvolvimento regional. As linhas setoriais prioritárias estabelecidas pela superintendência são economia criativa, bioeconomia e educação. São R$ 4 milhões em recursos para apoiar até 51 projetos dos onze estados sob influência das ações da Sudene.

“Um dos objetivos do edital Inova Mulher é selecionar propostas que estejam adequadas às ações de desenvolvimento regional propostas pela Sudene. Por isso, apresentar tecnologias que, no nosso entendimento, aumentam a sintonia dos projetos com as nossas atividades é um diferencial”, comentou a coordenadora-geral de Estudos, Pesquisas, Tecnologia e Inovação da Sudene, Rafaella Arcila Melo.

Processo de inscrição

O edital está publicado no site Sudene e pode ser consultado no endereço www.gov.br/sudene/pt-br/assuntos/inovamulher. Nesta página, estão disponíveis todas as etapas da inscrição, incluindo os anexos para preenchimento da ficha de inscrição, plano de trabalho, declarações, entre outros documentos.

Vale lembrar que podem participar empresas, cooperativas e associações de mulheres. Também será admitida a constituição de novas empresas para fim específico do edital. O público-alvo são mulheres em sua diversidade (cis, trans, travestis, representantes de povos e comunidades tradicionais e originários, pessoas com deficiência – PCDs, negras, de baixa renda, idosas).

Para saber mais sobre o edital ou tirar dúvidas sobre o processo, as interessadas podem enviar um e-mail para [email protected].br.

O edital lançado pela Sudene item o objetivo de apoiar iniciativas inovadoras de projetos com liderança feminina

De acordo com o superintendente Danilo Cabral, essa é a primeira vez na história que a Autarquia lança um edital, especialmente voltado para a área de inovação. “Este é um eixo estratégico e transversal do Plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste. A inovação é fundamental para aumentarmos a competitividade da nossa região e esse é mais um passo que damos para reconectar a Autarquia com as pautas da sociedade. São 60 milhões de pessoas na área de atuação da Superintendência e 53% deste universo é formado por mulheres”, declarou.

O Inova Mulher está amparado nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e tem como objetivo garantir a participação plena e efetiva das mulheres e a igualdade de oportunidades para a liderança em todos os níveis de tomada de decisão na vida política, econômica e pública.

A partir do edital, a Sudene espera contribuir, entre outras coisas, para a sustentabilidade ambiental (economia circular), atração de investimentos, ampliação do mercado de trabalho, valorização da mulher na sociedade, geração de emprego e renda, inclusão social e digital.

LEIA TAMBÉM:
Nordeste tem 3 estados no topo de ranking de investimentos
Porto Digital de Recife seleciona 16 negócios para suporte; saiba mais
Cidade do Nordeste terá entrega feita por drones
Ranking elege as cinco cidades mais sustentáveis do Nordeste

Os recursos para a iniciativa foram viabilizados por meio de chamada pública, que será executada com recursos oriundos de 1,5% do retorno das operações do Fundo de Desenvolvimento do Nordeste (FDNE), percentual destinado ao custeio de atividades em pesquisa e desenvolvimento de interesse do desenvolvimento regional. Podem concorrer projetos sediados nos municípios dos 11 estados da área de atuação da Sudene.

Siga-nos no Instagram @portalne9!
Participe do nosso grupo no Telegram!
Participe do nosso grupo no WhatsApp!

RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

- PUBLICIDADE -

Concursos e Empregos

Lula convoca reunião com governadores do Nordeste

Nesta quinta-feira (20), Fortaleza se torna o palco de um importante encontro político. O presidente Lula, está no Ceará para anunciar investimentos significativos nas...