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Intenção de consumo do maceioense intensifica tendência de alta

Assessor econômico acredita que crescimento consistente é reflexo da combinação entre deflação e geração de emprego – Foto: Ascom Fecomércio/AL
Com crescimento de mais de 28% na comparação anual, a Intenção de Consumo das Famílias (ICF) de Maceió registrou, em outubro, uma nova máxima para os últimos sete anos, alcançando 118,1 pontos. Elaborada pelo Instituto Fecomércio Alagoas, em parceria com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a pesquisa indica ainda uma elevação de 1,6% na comparação mensal.

Para o assessor econômico da Fecomércio AL, Victor Hortencio, a taxa de crescimento constatada nos resultados do índice é um reflexo do cenário econômico visto no segundo semestre de 2022, principalmente no que se refere às famílias de rendas mais baixas. “A combinação de deflação, puxada pela queda nos preços dos combustíveis, o crescimento do emprego formal e o aumento das transferências de renda impulsionaram e mantiveram o nível de consumo em patamares otimistas”, observou.

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Hortencio destaca ainda que, em se tratando da empregabilidade, dados do IBGE demonstram que a taxa de desocupação nacional chegou ao menor patamar de 2022, reduzindo de 13,1% para 8,9% em um ano. Em Maceió, no mês de setembro, foi registrado um saldo de 1.253 novos postos de trabalho. Deste total, os segmentos de comércio e serviços respondem por 73,4%, que, em números absolutos, corresponde a 920 postos de trabalho.

Na edição de outubro do levantamento feito pelo Instituto Fecomércio, apenas dois subíndices tiveram variação negativa. “Acesso ao Crédito”, com queda de -2,5%, e “Perspectivas de Consumo”, com -0,2%. Para o assessor econômico, a baixa acentuada em “Acesso ao Crédito” é um reflexo do aumento sustentado da taxa Selic (a 13,75% no acumulado do ano), que baliza as taxas de crédito e investimento em todo o país.

Já o crescimento mais significativo entre os subíndices coube a “Momento para Duráveis”, com alta de 5% na comparação mensal. Segundo Hortencio, esse resultado sugere um sentimento de otimismo para o final de ano, apesar de eventuais incertezas políticas. “O que pode explicar o crescimento do indicador é a proximidade com a Black Friday e com a Copa do Mundo, período que alavanca, principalmente, as vendas de eletroeletrônicos em todo o Brasil”, concluiu.

NORDESTE

A intenção de consumo registrada na capital alagoana, em outubro, supera o desempenho apresentado pelo índice em todas as outras capitais nordestinas. Completando os três melhores resultados, aparecem Teresina, com 101,2 pontos, e Salvador, com 91,3 pontos. Hortencio ressalta que esse dado sugere que a economia alagoana tem se sobressaído frente a mercados mais robustos, a exemplo de Bahia e Ceará.

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